Quem precisa ir de Vila Velha para Vitória, e vice versa, todos os dias, sabe que o trânsito lento na Terceira Ponte, já virou rotina. Para tentar diminuir os problemas no tráfego, um projeto da prefeitura de Vila Velha, em parceria com a concessionária que administra a ponte, a Rodosol, além da prefeitura de Vitória, pretende instalar uma faixa reversível.
A faixa reversível deverá ser criada na Terceira Ponte a partir de dezembro de 2014, nos horários de pico. Pela manhã, quem estiver saindo de Vila Velha poderá ter acesso à Vitória por uma pista na contra mão. No fim da tarde, quem estiver vindo de Vitória também terá disponível uma faixa na contra mão.
O projeto já era estudado, mas ganhou força depois que um ônibus quebrou na subida da ponte, no último mês e demorou mais de três horas para ser removido. Sem saída, restou ao motorista esperar.
Segundo o especialista em trânsito Paulo Lindoso, a faixa reversível é uma boa alternativa para desafogar o trânsito nos horários de pico, basta haver orientação aos motoristas no trecho.
“Se você disponibilizar mais uma faixa em um determinado sentido principalmente no horário de pico, a capacidade da via vai aumentar em um terço e a tendência é que melhore a fluidez. O que se precisa trabalhar é como que os condutores vão ter acesso a essa faixa reversível”, afirma.
De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Romário Castro, haverá cuidado, inclusive com prevenção de acidentes na utilização da faixa reversa. “Quando acontece uma pane que pode causar um problema maior, a gente tira a faixa reversível, mas se isso acontecer como aconteceu com o ônibus a gente precisa estar preparado para viabilizar essa terceira via para que haja fluidez”, diz.