Quem usa o aplicativo da Uber, precisa ficar atento. Isso porque a empresa Cloudflare, que oferece o serviço de hospedagem de segurança online para a companhia de transporte, está passando por uma brecha que permite o roubo de senhas.
Batizada de Cloudbleed, que em uma tradução literal significa escurecer, a nova falha de segurança deixou expostos os dados de milhares de usuários de diversos sites.
O erro é tão estranho que não é preciso que alguém seja um hacker para que tenha acesso a essas informações. Elas podem ser encontradas em buscas no Google, por exemplo. Dessa forma, qualquer pessoa que encontrasse o link, mesmo que seja de forma acidental, poderia ter acesso às senhas.
Mas não é apenas o site da Uber que passa por este problema. A Cloudflare atende muitas outras grandes companhias. No entanto, não existe uma lista oficial de sites afetados. Diversos serviços online que usavam este serviço estão se precavendo e solicitando que os usuários mudem as senhas.
Na tentativa de ajudar os internautas, os usuários de uma comunidade online para desenvolvedores criaram uma lista de serviços que, possivelmente, podem utilizar o Cloudflare, mas nem todos estão confirmados.
Confira alguns:
– uber.com
– patreon.com
– medium.com
– 4chan.org
– yelp.com
– okcupid.com
– zendesk.com
– thepiratebay.org
Na lista também aparecem alguns sites brasileiros. Veja:
– kanui.com.br
– hostgator.com.br
– clubedohardware.com.br
– catracalivre.com.br
– tecmundo.com.br
Para aqueles que usam algum dos sites listados acima, a dica é que seja feita a troca de senha imediatamente.
Com informações do site Olhar Digital.