As fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória nesta segunda-feira (17) causaram problemas ainda maiores em Vila Velha. Uma das estações de bombeamento foi atingida pelo alagamento, apresentou uma pane e passou o dia inteiro sem funcionar.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho, o problema aconteceu porque houve uma falha na execução da obra, inaugurada no final de 2016. “Um decreto municipal de 2014 estabelece uma cota mínima de soleira de 2,3 metros de altura para obras deste tipo. Mas isso não foi respeitado neste caso e foi construído com apenas 90 centímetros de altura”, afirma.
O secretário também informou que o problema aconteceu porque a estação tem uma tecnologia que desliga as bombas automaticamente quando há contato com a água. “A própria água indicou que a cota não é suficiente. A água atingiu o nível. Se essas coisas tivessem sido feitas, haveria um problema menor”, disse.
Para amenizar o problema e evitar que a estação pare de funcionar novamente, caso haja outra chuva com a mesma intensidade, o secretário afirmou que obras provisórias serão realizadas, mas já há estudos para que obras definitivas sejam feitas. “Se a gente tentar criar uma condição provisória, poderemos operar as bombas dentro dos critérios técnicos de segurança para que elas não sejam desligadas”.
Sobre a construção de novas estações de bombeamento, Carvalho informou que há uma série de ações sendo estudadas em parceria com o Governo do Estado. “Uma das estações importantíssimas para a cidade é a saída do canal Bigossi, perto da Marinha. Aquele local merece uma estação para garantir que não mais transborde. Mas essas obras ficam por conta do Governo Estadual”.
Na segunda-feira, cerca de 140 mm de chuva atingiram a cidade. Caminhões-pipa precisaram retirar a água de dentro da estação Sítio Batalha e somente por volta das 17h30 as bombas foram acionadas. Foi nesse horário que os operários que trabalham no local conseguiram alcançar a boia que aciona a bomba. A inundação havia empurrado o equipamento para baixo, impedindo o funcionamento do sistema.
A estação de bombeamento Sítio Batalha é a mais nova de Vila Velha e foi construída para evitar alagamentos em 11 bairros do município. Entregue em dezembro de 2016 e com o valor de R$ 2,5 milhões, ela conta com duas bombas que, juntas, têm capacidade para bombear 3 mil litros de água por segundo. A estação diminuiria os alagamentos em bairros como Itapuã e Centro, que apresentaram pontos críticos nesta segunda-feira.
As outras duas estações de bombeamento de Vila Velha são a de Guaranhus e do Canal da Costa. Segundo a prefeitura, ambas funcionaram normalmente durante todo o dia.