Fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagraram, na última semana, três falsos profissionais atuando no em dois municípios no Espírito Santo. Um dos casos ocorreu na atividade de Fit Dance, em Guarapari, e outro em Viana, na atividade de Circuito Funcional e Jump.
Além dos falsos profissionais, também foram detectadas três empresas de registro de Pessoa Jurídica e outras três ausências de nomeação de Responsável Técnico, além de um profissional atuando fora da área de habilitação. No entanto, este foi apenas mais um, dos outros casos que ocorreram no estado em 2019.
No primeiro semestre deste ano, 79 falsos profissionais a frente de atividades físicas foram flagrados atuando. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 61% nos casos do exercício ilegal da atividade, dos quais 59 flagrados eram estudantes, 11 graduados sem registro e nove não possuíam nenhuma formação ou conhecimento da área.
De todos os casos, mais da metade dos flagrantes ocorreram na Musculação, com 41 registros, seguido por Circuito, com 7 casos. Já nos menos recorrentes, estão o Pilates, Ginástica Rítmica e Ballet Fitness, com uma ocorrência cada. O municípios com maior incidência de exercício ilegal da profissão são: Serra, com 27 ocorrências, seguido por Vitória, com 15, e Linhares, com 10.
Todos os casos de exercício ilegal foram encaminhados ao Ministério Público do ES e os estabelecimentos irregularidades estão com processos em andamento no Departamento Jurídico do Conselho.