A falta de iluminação e a insegurança na Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes, que liga Vitória e Vila Velha, tem causado revolta em pedestres e motoristas.
Durante a noite, o local fica completamente escuro. Quem passa pela região conta que os riscos de acidentes e de assaltos são grandes. O ciclista Rafael Batista, que faz a travessia diariamente, prefere transitar na pista do que passar pela passarela, pois tem medo de ser assaltado.
“Eu tenho evitado passar pela passarela, então uso a pista. Vejo se vem carro e acelero minha bicicleta. Não passa por cima, pois há muitos casos de assaltos. A ponte é muito usada e merece mais atenção”, disse.
Em um trecho no município de Vila Velha, só é possível observar as luzes dos bairros e do Porto de Vitória. Na ponte não dá para ver nada, tanto na pista, quanto na passarela.
O taxista Wagner Oliveira relata que muitas pessoas procuram o serviço dele para fazer a travessia. Na profissão há 11 anos, ele contou que o problema é antigo e que assaltos acontecem com frequência, principalmente, à noite.
“Há muitos relatos de pessoas que perderam seus bens. Já aconteceu de pessoas relatarem roubo de bicicleta, celulares e outros pertences. Quando solicitam nossos serviços, se sentem mais seguras para fazer a travessia,” contou.
A visão em toda a travessia nos dois sentidos da ponte é iluminada apenas pelos faróis dos veículos.
O empresário Eduardo Vitorino, que também passa pela região com frequência, disse que para realizar a travessia na ponte é necessário diminuir a velocidade para evitar acidente. Afirmou, ainda, que fica o medo dos assaltos.
“Diminuímos a velocidade para poder enxergar melhor, pois pode ter alguém atravessando na frente, mas também ficamos com medo de alguém nos abordar e anunciar um assalto”, relatou.
O que dizem as autoridades?
A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com as prefeituras de Vitória e Vila Velha. A prefeitura da Capital disse que a ponte não é municipalizada. Reiterou que a iluminação pública ou qualquer outro cuidado em relação à Ponte Florentino Avidos não é de competência constitucional do município de Vitória, mas sim do governo do Estado.
A Prefeitura de Vila Velha informou que o trecho da ponte não está localizado geograficamente no município e que a iluminação pública no trecho do vídeo não é de sua competência. Segundo a administração, a iluminação pública está em dia na Avenida Senador Robert Kennedy, que faz limite com a ponte..
A produção da TV Vitória/Record TV procurou, então, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo. Segundo o DER, a iluminação pública é uma competência municipal.
A TV Vitória ressalta que no dia 28 de dezembro de 2020 recebeu um e-mail do DER informando que a prefeitura de Vitória teria solicitado a transferência da responsabilidade da Ponte Florentino Avidos para o município. Os dois órgãos foram questinados sobre essa questão da municipalição. Porém a prefeitura de Vitória disse que a ponte não é municipalizada. Já o DER disse que irá apurar as informações.