A crise financeira enfrentada pelas prefeituras nos últimos anos e a crise na segurança pública que atinge todo o Espírito Santo, tem provocado o cancelamento do Carnaval em várias cidades do sul do Estado. Até a tarde desta sexta-feira (17), 12 prefeituras anunciaram o cancelamento da folia. Cinco vão decidir na próxima segunda-feira (20), se realizam ou não a programação. Em outras seis cidades, o Carnaval está confirmado.
A folia foi cancelada em: Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Iconha, Mimoso do Sul, Guaçuí, Irupi, Divino de São Lourenço, Anchieta, Itapemirim, Presidente Kennedy, Piúma e Vargem Alta. Nos municípios de: Castelo, Muqui, Iúna, Ibatiba e Ibitirama, a decisão será na próxima segunda-feira.
Já em: Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Marataízes, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua e Dores do Rio Preto, a programação está mantida pelas prefeituras.
Por meio de nota, as prefeituras se manifestaram sobre a decisão de cancelar a folia. Umas por problemas financeiros e outras que ainda sofrem com a falta de policiamento. Na última quinta-feira (16), as prefeituras de Vargem Alta e de Piúma anunciaram o cancelamento da programação de Carnaval por causa da crise na segurança. As duas cidades são os destinos mais procurados no sul do Estado para os dias de folia.
Cachoeiro de Itapemirim
A Secretaria Municipal de Cultura recebeu no início de janeiro deste ano os representantes da Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Cachoeiro de Itapemirim (Liacci), para que fossem avaliadas ações, em parceria, no sentido de viabilizar atividades na cidade para os dias de carnaval neste ano.
Durante o encontro, a prefeitura reafirmou que não realizará programação própria de Carnaval – como parte das medidas de contenção de despesas –, porém, acordou com a Liga que estaria à disposição para fornecer apoio em parte da logística necessária, caso alguma programação fosse confirmada pela entidade.
Itapemirim
Em comum acordo com os secretários de Turismo e Defesa Social, o prefeito Luciano de Paiva, no uso de suas atribuições legais previstas à Lei Orgânica do Município, cancelou toda a programação e atividades previstas para o Carnaval 2017 da cidade, com o objetivo de zelar pela vida e segurança dos moradores e turistas.
Segundo a nota, “a decisão é a mais prudente diante da situação ainda vivida no Estado do Espirito Santo, que passa por profunda crise na segurança pública, o que inviabiliza a plena segurança dos moradores e turistas durante o carnaval”.
Presidente Kennedy
Pensando na segurança dos turistas e moradores, a Prefeitura de Presidente Kennedy cancelou todas as programações previstas para o Carnaval de 2017. “Contamos com a compreensão de todos e aproveitamos o momento para convidar a população para desfrutar e conhecer as belíssimas praias de nosso litoral”, diz a nota.
Anchieta
Preocupada com a segurança e a integridade dos moradores e turistas por conta da falta de segurança instalada no Estado do Espírito Santo, a Prefeitura de Anchieta cancelou a programação do Carnaval 2017. “Pedimos a compreensão de todos e esperamos a imediata resolução dessa crise que afeta a segurança das nossas famílias”, diz a nota.
Guaçuí
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne representantes da prefeitura, Câmara, polícias Civil, Militar e Ambiental, Poder Judiciário, Ministério Público, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisg), Conselho Tutelar, Igreja Católica, Comissão de Segurança formada por Rotary, Lions Clube, Lojas Maçônicas, Conselho dos Pastores Evangélicos (Compeg), Corpo de Bombeiros e CISEG, decidiu, por unanimidade, pelo cancelamento das festividades de ruas no carnaval deste ano, já que o município preza pela segurança de todos os cidadãos e visitantes, bem como dos patrimônios públicos e privados.
Iconha
Com a falta de segurança pública devido à greve da Polícia Militar no Estado do Espírito Santo e também em Iconha, e no objetivo de zelar pela vida e segurança dos moradores, a Prefeitura Municipal de Iconha cancelou a 4ª edição do Pré-Carnaval, programado para acontecer nos dias 17 e 18 de fevereiro.
Alegre
A Prefeitura de Alegre optou por cancelar as atividades do Carnaval devido às dificuldades financeiras que a prefeitura está passando e também a falta de segurança no município, em decorrência da paralisação dos policiais militares.
Os recursos economizados com o cancelamento das atividades serão investidos na compra de medicamentos para o Pronto Socorro e unidades de saúde, recuperação do maquinário da Prefeitura para recuperar o mais rápido possível as estradas, beneficiando os produtores rurais.
Mimoso do Sul
A Prefeitura de Mimoso do Sul suspendeu as atividades carnavalescas. Um decreto foi assinado e publicado em caráter extraordinário, determinando a Diretora do Setor de Tecnologia da Informação a publicação para os moradores. O decreto, assinado pelo prefeito Ângelo Guarçoni Junior já está em vigor.
Vargem Alta
Com a crise na segurança pública no Espírito Santo e sua evolução até o presente momento, a vulnerabilidade da população quanto à sua integridade física durante os festejos e a crise econômica instalada em todo país, especialmente no Estado e no município, a prefeitura e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes cancela o ‘Carnaval nas Montanhas 2017’, para que que a prudência e a segurança da população sejam preservados acima de qualquer outro interesse.
Piúma
Após reunião com a Promotoria de Justiça de Piúma, membros do Poder Executivo e da Policia Militar do Estado, os presentes concluíram não restar alternativa a não ser o cancelamento da programação prevista para o carnaval da cidade.
A medida tomada em comum acordo é em virtude da crise vivida pela segurança pública no Estado, o que inviabiliza a plena segurança de moradores e turistas durante o carnaval de 2017.
A prefeitura comunica ainda, aos moradores e turistas, que durante o período de carnaval na cidade, mesmo não havendo programação por parte do município, estará fazendo a fiscalização de carros de som através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contando ainda com o apoio da Policia Militar, que atuará fazendo o policiamento a pé.
Os carros de som estão proibidos em Piúma, principalmente na orla da cidade. Essa proibição é baseada nas Leis Municipais Nº 894/2001 e Nº 1.021/2002.
Marataízes
Após uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) entre representantes da prefeitura e a Polícia Militar, na 9ª Cia Independente da Polícia Militar, em Marataízes, ficou definido algumas mudanças nos horários das atrações do pré-carnaval, que será realizado neste fim de semana na Praia Central, visando a segurança do público. A Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, segurança privada e videomonitoramento reforçarão a segurança.
Os shows previstos para o pré-carnaval, que começam nesta sexta-feira (17), terão os horários alterados para às 20h, no palco Pérola com a banda Cheiro da Cor. Às 22h, a dupla sertaneja Cleber & Cauan, sobem ao palco Mundo. No sábado (18), às 20h a banda Kalifa se apresenta no calco Pérola, e às 22h, Jorge Aragão, anima o público no palco Mundo. Toda a programação será encerrada a meia noite.
A programação de Carnaval será mantida, enquanto houver policiamento no município.