Em ofício encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes (DNIT), o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Espírito Santo (Transcares) alertou sobre a falta de sinalização no Contorno do Mestre Álvaro, que está induzindo os motoristas a errarem as rotas.
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No documento, o Sindicato informa que tem recebido queixas de transportadores de cargas sobre a sinalização deficitária em alguns pontos da via.
“A partir de sua confluência com a BR-101/ES, Já no início do acesso ao Contorno, sentido Serra-Rio de Janeiro (Sul), e também no outro acesso, sentido Rio de Janeiro-Serra (Norte), o que dificulta e traz insegurança aos usuários e embaraços na sua correta trafegabilidade”.
Em entrevista ao Folha Vitória, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, diz que a falta de sinalização confunde, principalmente, motoristas que não são capixabas e que cortam o Espírito Santo para transportar cargas.
“A dificuldade é, principalmente, nos acessos, que estão mal sinalizados. Nas bifurcações, faltam as placas de ultrapassagem. Está grave. Já teve acidente porque o carro entrou errado e precisou voltar, acabou batendo. É importante dizer que é uma bela de uma obra, já mudou as características do trânsito em vários lugares, mas é preciso melhorar a sinalização”.
Ainda no documento, consta que “é flagrante a ausência de sinalização aérea indicativa de orientação antes do acesso à via e, por isso, os condutores são erroneamente “estimulados” a continuarem seu trajeto, abandonando o eixo principal da BR em direção ao referido Contorno, quando, na verdade, o destino seria outro – o da via original, para seguir para a capital, outros bairros e adjacências”.
Para finalizar, o ofício chama atenção que a falta de sinalização correta induz os motoristas a cometerem erros de trajeto e isso aumenta o custo da viagem, por conta do maior consumo de combustível.
O presidente informou que o Sindicato ainda não deu retorno sobre o ofício, que foi encaminhado na quinta-feira (18).
O QUE DIZ O DNIT
Procurado pela reportagem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (DNIT) informou que o tráfego no novo segmento vem aumentando gradativamente, na medida em que condutores mudam se comportamento e passam a utilizar no novo percurso.
Com a liberação do tráfego, de acordo com o DNIT, houve uma redução no congestionamento na travessia urbana do município da Serra.
Além disso, alguns locais encontram-se com sinalização provisória, inclusive com Painéis de Mensagem Variável (PMVs), que estão instalados nas proximidades dos acessos, indicando o caminho a seguir.
Ainda de acordo com o DNIT, a situação é transitória, até a instalação da sinalização vertical definitiva, com a indicação dos movimentos.
“No sentido sul-norte a sinalização vertical já está implantada e mesmo assim estamos mantendo o PMV até que ocorra a adaptação dos usuários locais e frequentes do trecho”.
Na mesma nota, o órgão informa que no sentido oposto, a sinalização vertical está em processo de implantação e será mantido o PMV.
“O DNIT segue monitorando os movimentos dos acessos, validando as hipóteses do projeto de sinalização, e fazendo as adequações necessárias, a fim de garantir maior segurança e conforto aos usuários”.
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