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Falta de vagas prejudica quem precisa renovar ou emitir carteira de identidade no ES

A Polícia Civil informou que os postos da Grande Vitória oferecem, diariamente, 600 vagas para o serviço. No entanto, muitas pessoas se deparam com a mensagem de 'não há vagas' ao tentar o agendamento

Foto: Reprodução TV Vitória

Diversas pessoas estão encontrando dificuldade para realizar o agendamento para renovar ou emitir a Carteira de Identidade no Espírito Santo. Em todos os sites disponibilizados, consta uma mensagem alertando para a falta de vagas. 

Adson Almeida de 38 anos, é morador do bairro São Cristóvão, em Vitória, e alegou que está há mais de um mês tentando agendar o serviço para a filha, de 6 anos, e para o filho de um amigo.

“Estou há mais de 30 dias tentando fazer o agendamento por meio da Polícia Civil e do Governo do Estado. Em todos os pontos, como Faça-Fácil, Assembleia Legislativa e  Pró-Cidadão, aparece a mensagem de que não há vagas. Tento em horários diferentes, mas também não adianta”, contou. 

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No site do Governo do Estado, onde são disponibilizados diversos pontos para realização do serviço, consta falta de vagas. Já no Faça Fácil, a mensagem que aparece é “agenda cheia”. 

Foto: Reprodução

Quem deseja agendar o serviço na Assembleia Legislativa do Estado, também  está enfrentando dificuldades. O aviso que aparece no painel é “sem datas disponíveis”. 

Foto: Reprodução

Após muita insistência, Paulo César, morador do bairro Nova Ponta da Fruta, em Vila Velha, conseguiu uma vaga para renovar a carteira de identidade do filho que estava vencida.

“A carteira de identidade provisória do meu filho estava vencida desde o mês de janeiro. Com muita dificuldade, após alguns meses, consegui agendar. Não entendo o motivo de ter tantos pontos de atendimento na Grande Vitória e não ter vagas disponíveis para retirar um simples documento”, disse.

O que diz o Governo do ES?

Em nota, a Polícia Civil informou que os postos de Identificação da Grande Vitória oferecem, diariamente, 600 vagas para solicitação de Carteira de Identidade. O agendamento pode ser feito por meio do site www.agendamento.es.gov.br ou pelo aplicativo ES na Palma da Mão, todos os dias, às 8 horas da manhã. 

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Também informou que o Governo do Estado está investindo na melhoria dos sistemas de agendamento e de emissão das Carteiras de Identidade, de modo a dar celeridade no atendimento, ampliar a oferta de vagas e melhorar o fluxo entre agendamento e emissão dos documentos. 

Para isso, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) também está adotando providências no sentido de reforçar as equipes de atendimento, o que vai possibilitar a ampliação da oferta de vagas diárias.

Agendamentos desperdiçados 

De acordo com a Polícia Civil, em média, 18 mil Carteiras de Identidade são emitidas por mês. A polícia ainda ressaltou, que o volume de solicitações é grande e, infelizmente, cerca de 40% dos agendamentos são desperdiçados.

Os motivos são diversos:  interessado não comparece no horário agendado; comparece mas não apresenta os documentos necessários; ou dá entrada na solicitação mas não retorna para buscar o documento após pronto.