Diversas pessoas estão encontrando dificuldade para realizar o agendamento para renovar ou emitir a Carteira de Identidade no Espírito Santo. Em todos os sites disponibilizados, consta uma mensagem alertando para a falta de vagas.
Adson Almeida de 38 anos, é morador do bairro São Cristóvão, em Vitória, e alegou que está há mais de um mês tentando agendar o serviço para a filha, de 6 anos, e para o filho de um amigo.
“Estou há mais de 30 dias tentando fazer o agendamento por meio da Polícia Civil e do Governo do Estado. Em todos os pontos, como Faça-Fácil, Assembleia Legislativa e Pró-Cidadão, aparece a mensagem de que não há vagas. Tento em horários diferentes, mas também não adianta”, contou.
Leia também: FOTOS | Onze quiosques são demolidos em Itapemirim; Prefeitura apresenta novo projeto
No site do Governo do Estado, onde são disponibilizados diversos pontos para realização do serviço, consta falta de vagas. Já no Faça Fácil, a mensagem que aparece é “agenda cheia”.
Quem deseja agendar o serviço na Assembleia Legislativa do Estado, também está enfrentando dificuldades. O aviso que aparece no painel é “sem datas disponíveis”.
Após muita insistência, Paulo César, morador do bairro Nova Ponta da Fruta, em Vila Velha, conseguiu uma vaga para renovar a carteira de identidade do filho que estava vencida.
“A carteira de identidade provisória do meu filho estava vencida desde o mês de janeiro. Com muita dificuldade, após alguns meses, consegui agendar. Não entendo o motivo de ter tantos pontos de atendimento na Grande Vitória e não ter vagas disponíveis para retirar um simples documento”, disse.
O que diz o Governo do ES?
Em nota, a Polícia Civil informou que os postos de Identificação da Grande Vitória oferecem, diariamente, 600 vagas para solicitação de Carteira de Identidade. O agendamento pode ser feito por meio do site www.agendamento.es.gov.br ou pelo aplicativo ES na Palma da Mão, todos os dias, às 8 horas da manhã.
Leia também: Anvisa proíbe venda de filé-mignon após detectar contaminação
Também informou que o Governo do Estado está investindo na melhoria dos sistemas de agendamento e de emissão das Carteiras de Identidade, de modo a dar celeridade no atendimento, ampliar a oferta de vagas e melhorar o fluxo entre agendamento e emissão dos documentos.
Para isso, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) também está adotando providências no sentido de reforçar as equipes de atendimento, o que vai possibilitar a ampliação da oferta de vagas diárias.
Agendamentos desperdiçados
De acordo com a Polícia Civil, em média, 18 mil Carteiras de Identidade são emitidas por mês. A polícia ainda ressaltou, que o volume de solicitações é grande e, infelizmente, cerca de 40% dos agendamentos são desperdiçados.
Os motivos são diversos: interessado não comparece no horário agendado; comparece mas não apresenta os documentos necessários; ou dá entrada na solicitação mas não retorna para buscar o documento após pronto.