Geral

Família celebra um ano da morte de Glauber Coelho com apresentação de hortão comunitário

Primeiro ano da morte do ex-deputado Glauber Coelho está sendo marcado pela apresentação de um hortão comunitário que recebe apoio do recém-criado Instituto que leva seu nome

O irmão destacou que a filosofia de Glauber era melhorar a vida das pessoas Foto: Lenilce Pontini

A passagem de um ano da morte do ex-deputado estadual Glauber Coelho está sendo celebrada em Cachoeiro de Itapemirim com a apresentação do Hortão Comunitário do Village da Luz, que recebe apoio do Instituto Glauber Coelho (IGC). O instituto recém-criado é presidido pelo irmão do deputado, Victor Coelho.

Visivelmente emocionado, Victor Coelho lembrou do irmão com alegria e destacou o dinamismo de seu trabalho que era sempre conciliado com a ajuda ao próximo. “O hortão vai atender famílias pobres desse bairro. Sentimos sua falta por um ano, mas vamos celebrar esse dia com alegria e solidariedade, pois a filosofia de Glauber era melhorar a vida das pessoas”, registrou Victor.

Vilson Carlos Gomes, conselheiro do instituto, ressaltou que o espaço é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e que segue a essência de Glauber Coelho, que era de melhorar a vida das pessoas. A prática Glauber herdou do pai, o saudoso empresário José Afonso Coelho, que foi presidente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim por 25 anos, e que se pautava na filosofia de que “Quem não vive para servir, não serve para viver”. O IGC, de acordo com o conselheiro, funciona baseado na lei de nº 13.119 que estabelece a relação entre os poderes públicos e entidades.

O Hortão Comunitário fica ao lado do Colégio Maria Stael de Medeiros Teixeira, no bairro Village da Luz.

O evento contou com a participação especial de alunos do 5º ano do ensino fundamental do Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp) que, acompanhados pela diretora Andressa Marchiori, confirmaram in loco os ensinamentos do “Projeto Agricultura Familiar e Sustentabilidade” desenvolvido na entidade desde o ano passado. “Tudo começou em 2014, quando realizamos o Projeto Agricultura Familiar, em consonância com a Unesco, que definiu aquele ano como sendo da Agricultura Familiar com vistas à Sustentabilidade”, explicou Marchiori.

O projeto ganhou formato mais consistente nos últimos meses a partir do momento em que a turma passou a acompanhar os trabalhos de plantio e colheita do ‘Hortão do Village’, mantendo, paralelamente, uma horta similar na escola para atender as famílias dos alunos. “Aqui nós aprendemos como conduzir uma horta orgânica, o que consideramos mais adequado à sustentabilidade e manutenção da vida no Planeta”, complementou a diretora.

As hortaliças são orgânicas e abastecem toda a comunidade Foto: Lenilce Pontini

Homenagem na Assembleia

Na quarta-feira (19), véspera da data em que a morte do deputado Glauber Coelho completa um ano, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado foram à tribuna para lembrar a trajetória do político cachoeirense, que morreu após sofrer um grave acidente de trânsito na rodovia ES 482, na localidade de Pacotuba, Zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.