Geral

Família decide doar órgãos de adolescente que morreu após ataque em escola no Paraná

Luan Augusto teve uma parada cardíaca na madrugada desta terça-feira (20) e não resistiu. A família decidiu doar os órgãos do adolescente

Foto: Câmara Municipal de Camb´´e

A família do adolescente Luan Augusto, de 16 anos, vítima do ataque a tiros que aconteceu em uma escola em Cambé, no Paraná, decidiu doar os órgãos do jovem. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta terça-feira (20).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com informações do Portal RicMais, o jovem teve uma parada cardíaca. Ele terá os globos oculares doados. O Hospital Universitário de Londrina informou que o globo ocular é único órgão possível de ser transplantado em casos como o de Luan.

A Direção se solidariza com os familiares e lamenta todos os fatos ocorridos, reforça que o ato de doação de órgão é muito mais que um ato de coragem, é um ato de bondade e amor ao próximo, é permitir que outras pessoas possam continuar a viver”, disse a unidade em nota.

LEIA TAMBÉM: Professor que deteve atirador em escola do Paraná foi treinado pela PM

Entenda tragédia em escola do Paraná

Um ex-aluno, de 21 anos, entrou armado no Colégio Estadual Professora Helena Kolody na manhã desta segunda-feira (19). Ele disse que queria o histórico escolar. Poucos minutos depois, o jovem foi até os alunos e atirou várias vezes, conforme as investigações. 

Pelo menos 16 disparos foram efetuados. Karoline Verri Alves, de 17 anos, morreu no local. Luan foi socorrido, mas morreu na madrugada desta terça-feira. 

Autor do crime foi preso

O ex-aluno foi preso e encaminhado para Londrina. A Polícia Civil investiga o que teria motivado o crime. O delegado-chefe da cidade, Fernando Amarantino Ribeiro, disse que o suspeito teria planejado o ataque por quatro anos.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que foi encontrado com o suspeito um caderno com anotações sobre ataques em escolas. 

LEIA TAMBÉM: Ataques violentos a escolas já deixaram 6 mortos neste ano; relembre todos os casos

De acordo com informações apuradas pelo Estadão, o autor do ataque revelou durante depoimento que o crime foi uma retaliação aos episódios de bullying supostamente sofridos por ele no período em que estudou no colégio. O suspeito frequentou a instituição por sete anos, deixando o local em 2014.

De acordo com o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, as informações preliminares apontam que o autor não tinha relação com as vítimas.

No começo da noite de segunda-feira, outro homem, também de 21 anos, foi preso por suspeita de ajudar a organizar o ataque. O caso segue em investigação.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.