Na preparação do casamento, as cabeças dos noivos estão sempre às voltas com tudo o que precisa ser decidido. E no corre-corre para decidir data, vestido, damas e pajens, cerimonial, decoração, bolo, doces, lembrancinhas e tudo mais o que envolve a organização de um matrimônio, surge uma excelente oportunidade: e de fortalecer os laços familiares! É isso mesmo! O período pré-núpcias pode reafirmar a união entre a família e proporcionar um momento singular para os noivos.
Foi assim com a gastrônoma Rafaella Dias e o fotógrafo Caio Soares. Eles decidiram se casar e quem cuidou de toda a organização do casamento foi a família da Rafaella. Eles moram na Serra, no Espírito Santo, mas queriam se casar em Minas Gerais, terra onde ela nasceu. E como não podiam ficar na estrada indo e vindo, a família da Rafaella tomou as rédeas e cada um assumiu a função naquilo em que era mais habilidoso.
Enquanto isso, aqui no Espírito Santo, Rafaella e Caio colocavam a mão na massa para montar os arranjos de mesa e até aprenderam a fazer o varal de luzes que tanto queriam para ar um toque especial à decoração e o doce de leite que foi entregue em potinhos personalizados para os convidados.
“A minha avó e uma tia fizeram o jantar. Outra tia fez o bolo e os bem-casados. Minha mãe e outra tia cuidaram da decoração e bordaram todas as toalhas das mesas. Foi lindo estar no meu casamento e saber que tudo lá tinha sido feito com muito carinho pela minha própria família. Sem contar a economia que tivemos”, ressalta Rafaella.
O resultado desse esforço familiar foi uma união marcante, celebrada no quintal da casa da avó da Rafaella, iluminada por uma lua cheia belíssima, e compartilhada com cada um que se empenhou para realizar aquele momento. E o toque final veio com a notícia, revelada durante o jantar de casamento: Rafaela e Caio estavam à espera da Isadora, hoje com dois meses.
Partilhe alegrias e limites
Planejar um casamento é uma tarefa que, por vezes, se torna estressante e desgastante. É essencial partilhar as funções com o noivo, familiares ou amigos mais próximos. Assim, todos poderão participar dos preparativos e ajudar a noiva. As amigas e madrinhas, por exemplo, podem organizar a despedida de solteira ou um programa divertido para celebrar o casamento da amiga.
Entretanto, como toda família (e, sim, a Rafaella também passou por isso!), é natural que surjam questões com as quais a noiva poderá não concordar e que levantarão algumas discussões durante o processo de preparação do casamento. Que noiva nunca discutiu com a mãe, a sogra ou mesmo com o noivo?
Mas tenha paciência, noiva! Veja que em algumas situações o ideal é contratar uma assessoria especialista. Ela poderá ajudar na coordenação e relacionamento com os fornecedores, uma das tarefas mais difíceis, além de evitar o envolvimento emocional com o casamento.