Na manhã deste domingo (28), os familiares das vítimas que morreram na tragédia do acidente ocorrido com o ônibus da Viação São Geraldo, no início da manhã do último sábado (27), afirmaram que não receberam assistência da empresa. Reclamando do descaso por parte da São Geraldo, eles disseram que não tiveram informações sobre o estado de saúde das vitimas e nem ajuda financeira para chegar ao Estado.
Segundo Crislaine Fátima Silva, de 23 anos, filha da vendedora Alessandra de Fátima Silva, 42, vítima da tragédia, para conseguir buscar o corpo da mãe, a família precisou contar com a ajudar de amigos. “Eu estava trabalhando quando me contaram. Fiquei desesperada. Fui na empresa e não fiquei sabendo de nada. Me disseram que a minha mãe estava viva”, afirmou.
Crislaine contou que ao saber da morte da mãe, foi informada por um funcionário da Viação São Geraldo que receberia R$ 100,00 para vir a Vitória, mas ao chegar ao local indicado, o funcionário responsável pelo pagamento não estava.
“ Não me ofereceram nada. Me mandaram arrumar um cartão de crédito, pegar dinheiro emprestado. Um funcionário depois avisou que liberariam R$ 100,00 para ajudar na gasolina. Quando fui buscar o dinheiro, não encontrei ninguém”, contou. A viagem para Vitória aconteceu após uma ordem judicial determinar que a empresa providenciasse o transporte dos familiares.
O descaso também foi confirmado por Jussara Padilha, cunhada de Elba Maria Calais Siqueira da Silva, de 63 ano, que morreu no acidente. Segundo Jussara, a empresa demorou entrar em contato para informar sobre o acidente. Elba seguia no ônibus para Cabo Frio, Rio de Janeiro, para passar o Ano Novo com a filha.
Empresa se defende
A viação São Geraldo disse que está prestando assistência aos passageiros e familiares. Segundo a assessoria da empresa, equipes da viação e assistentes sociais acompanham os feridos. Além disso, a empresa afirmou que está fornecendo alimentação em restaurantes das cidades para quem precisa. A viação reforçou que toda assistência continua sendo fornecida e segue à disposição dos familiares.
O acidente
O acidente aconteceu na altura do km 249 da BR 101, próximo ao bairro Belvedere, na Serra. O coletivo da viação São Geraldo saiu de Porto Seguro, na Bahia, no fim da tarde de sexta-feira (26), e seguia para o Rio de Janeiro. Ele capotou próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo informações da empresa, 32 passageiros estavam no ônibus. A assessoria informou que o acidente teria sido provocado por um caminhão, que seguia no sentido contrário e invadiu a pista do coletivo, obrigando o motorista a desviar para o acostamento. O condutor acabou perdendo o controle do veículo, que capotou várias vezes.
Confira a lista dos feridos no acidente e o estado de saúde de cada um:
Pacientes que deram entrada no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
1. Fausto dos Santos Silva – Estável
2. Iolanda de Oliveira Queiroz – Grave
3. Joelma Soares Silva – Alta hospitalar
4. Áurea Rodrigues dos Santos – Alta hospitalar
5. Roberto Souza Vasconcelos – Grave
6. Luiz Cláudio de Almeida – Estável
7. Valter Silva de Souza – Estável
8. Diego da Silva Severino – Alta hospitalar
9. Roni Aparecida Araújo da Silva Barbosa – Alta hospitalar
10. Maria Perpétua Pereira Silva – Estável
11. Balbino Bispo dos Santos – Alta hospitalar
12. Ana Paula Souza Santos – Estável
13. Milton Esteiner Junior – Alta hospitalar
14. Leilaine Almeida Paixão – Alta hospitalar
15. Tiago de Almeida Miguel – Estável
16. Roberto de Carvalho – Alta hospitalar
17. Gloriane Bonfim Trindade – Alta hospitalar
Pacientes que deram entrada no Hospital Estadual São Lucas
1. Emiliana de Souza Castro – Estável
2. Vagner Conceição de Souza – Alta Hospitalar
3. Greice Pereira de Jesus – Estável
4. Gilberto Cândido de Souza – Estável
5. Alexandre Soares de Andrade – Alta Hospitalar
6. Jessica Soares Santos – Estável