Geral

Familiares de vítimas de acidentes pedem paz no trânsito durante missa no Convento da Penha

Essa homenagem faz parte do Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito, que foi instituído pela lei proposta pelo delegado Fabiano Contarato

Várias pessoas vieram de longe para participar da celebração. Diversas pessoas carregaram cartazes com apelos pela paz no trânsito  Foto: TV Vitória

Em memória às vítimas de acidente de trânsito foi realizada uma missa no último domingo (03), no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração aconteceu às 9 horas. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancila Vilela, e reuniu familiares das vítimas. 

Várias pessoas vieram de longe para participar da celebração. Diversas pessoas carregaram cartazes com apelos pela paz no trânsito e fotos das vítimas. 

Essa homenagem faz parte do Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito, que foi instituído pela Lei Nº 9.689, proposta pelo delegado Fabiano Contarato, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito.

Todos os anos morrem mais de 50 mil pessoas no trânsito do Brasil. As mortes quase sempre são ligadas ao abuso de álcool, ao excesso de velocidade e no desrespeito às leis. Segundo o Ministério da Saúde, os que mais morrem são jovens entre 20 e 39 anos. E de acordo com o Denatran, a cada ano o número de mortos e feridos entre 18 e 29 anos vem aumentando.

O Espírito Santo é o segundo estado da federação com maior índice de violência no trânsito, totalizando mais de 1000 mortes por ano. No Estado, os motociclistas são as maiores vítimas de morte. Somente em 2012, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar no Estado, registrou 5618 acidentes envolvendo motoqueiros.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), neste ano foram registrados 496 acidentes, com 26 mortos e 357 feridos. No ano passado, foram 1.127 acidentes, que deixaram 31 mortos e 320 pessoas feridas. 

Em relação ao número de testes de bafômetro, ocorreu um aumento no período deste ano, se comparado a 2013. Porém, a quantidade de notificações e de prisões, associados a motoristas que dirigiram embriagados, diminuiu. Em 2014, foram feitos 5.627 testes, onde 69 motoristas foram autuados e 25 foram presos. No ano passado, foram 4.116 testes, 89 condutores autuados e 44 prisões efetuadas.

Missa do ano passado

No ano passado, cerca de 2,5 mil participaram da missa em memória às vítimas de acidente de trânsito no dia 4 de agosto, no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. Muitas pessoas vieram de longe para participar da celebração.