Pais e familiares precisaram passar a madrugada em filas para conseguir uma vaga para os filhos estudarem em um escola pública no bairro Castelândia, no município da Serra. Muitos chegaram às 00 horas para conseguir incluir o nome do filho na lista de espera.
Uma mãe contou que passou o dia inteiro e precisou dormir no local para tentar ter acesso à lista de espera. “É lamentável! Tentar garantir o estudo do meu filho nunca foi tão difícil. Saber que a educação no Brasil é tão disputada e sem oportunidades. Além disso, somos obrigados a dormir em filas e ainda não ter a certeza se vamos conseguir”, desabafou.
Para os familiares que precisaram aguardar quase 24h na fila, o mais preocupante é saber que toda essa espera, não garante uma vaga e sim, apenas a inclusão do nome da criança em uma lista de espera. Somente após analise e conferência de número de vagas, os pais terão a oportunidade de realizar a matrícula.
As aulas na rede municipal e estadual de ensino começam na próxima terça-feira (05). Algumas mães contaram que a escola é a mais conceituada no ensino médio e fundamental na região da Serra. “No ano passado essa escola foi nomeada como a melhor da Serra. Por isso, vou ficar por aqui até eu garantir o nome dos meus três filhos na lista de espera”, contou uma mãe.
A diretora da escola esteve na fila e informou que nem todos devem conseguir matricular o filho, já que, para garantir a vaga, também depende da desistência ou transferência de quem já é matriculado na instituição. As vagas ofertadas são para ensino médio e fundamental.
A equipe de reportagem procurou a Secretaria de Estado da Educação, mas ainda não obteve retorno.
* Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória / Record TV.