Geral

Familiares reclamam que não têm notícias de detentos no Estado

A Secretaria de Estado da Justiça esclarece que, desde a suspensão das visitas, buscou alternativas para manutenção do contato

Foto: Reprodução

Familiares de presidiários do Estado estão preocupados com a situação dos detentos por conta do novo coronavírus. Eles reclamam que estão sem informação dos detentos, pois as visitas foram suspensas devido à pandemia. 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) esclarece que, desde a suspensão das visitas, buscou alternativas para manutenção do contato entre os internos e os familiares. A secretaria ressaltou, também, que busca manter uma periodicidade nesse contato. Entretanto, esse prazo não necessariamente será o mesmo que aconteceria durante as visitas. 

Os familiares que, nesse período, precisarem de alguma informação podem entrar em contato com a unidade prisional, segundo informações da Sejus. A lista com contatos de todas as unidades está disponível no site da secretaria, que é sejus.es.gov.br/unidades-prisionais. 

A Sejus ainda disse que a higienização das celas e todos os equipamentos das unidades estão sendo feitos com água e sabão, além do uso do álcool gel. 

Agentes penitenciários 

Em relação à segurança dos agentes penitenciários, a Sejus informou que iniciou a produção em larga escala de máscaras descartáveis para os servidores e demais forças de segurança. A distribuição do material já foi iniciada, de acordo com a secretaria. 

Sobre os detentos com os casos confirmados, a secretaria disse que eles permanecem em isolamento, dentro do sistema penitenciário e que apresentam sintomas leves da doença. Os detentos são acompanhados pela equipe de saúde prisional. 

A previsão é que, até o final desta desta semana, todas as unidades prisionais estejam munidas do Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Com informações de Lucas Pisa, da TV Vitória/RecordTV