As mais de 30 famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Doce, em Linhares, voltaram para casa nesta segunda-feira (4). São moradores do bairro Olaria, o único da cidade a ser atingido pela enchente.
Ao todo, 95 pessoas estavam no ginásio do bairro Conceição, que foi preparado para receber os atingidos pelas chuvas. Lá, receberam alimentação e todo o tipo de assistência por parte da Prefeitura de Linhares.
Elas chegaram lá no dia 27 de janeiro, quando o nível do Rio Doce começou a ultrapassar a cota de inundação, que é de 3,45 metros. Na tarde desta segunda, com a queda no volume de água, retornaram para as casas.
Cheia
Por causa das chuvas em Minas Gerais, em praticamente todo o percurso do Rio Doce houve cheia. Em Linhares, o rio chegou à marca máxima de 5,68 metros. Já no último fim de semana, ficou abaixo da cota de alerta, que é de 3,30 metros. Na tarde desta segunda-feira, quando os moradores saíram do ginásio, a régua no Cais do Porto, no Centro de Linhares, mostrava 2,29 metros.
Mesmo com o tempo firme, segundo a Prefeitura de Linhares as equipes da Defesa Civil continuam monitorando pontos críticos, principalmente no interior como Degredo e Povoação.
Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (27) 99983 5661, que é o do plantão. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.