Geral

Famílias atingidas pela cheia do Rio Doce voltam para casa, em Linhares

Ao todo, 95 pessoas tiveram de ficar em uma ginásio do município depois que as casas foram alagadas

Foto: Secom/PML
Nível do rio está abaixo da cota de alerta.

As mais de 30 famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Doce, em Linhares, voltaram para casa nesta segunda-feira (4). São moradores do bairro Olaria, o único da cidade a ser atingido pela enchente.

Ao todo, 95 pessoas estavam no ginásio do bairro Conceição, que foi preparado para receber os atingidos pelas chuvas. Lá, receberam alimentação e todo o tipo de assistência por parte da Prefeitura de Linhares.

Elas chegaram lá no dia 27 de janeiro, quando o nível do Rio Doce começou a ultrapassar a cota de inundação, que é de 3,45 metros. Na tarde desta segunda, com a queda no volume de água, retornaram para as casas.

Cheia

Por causa das chuvas em Minas Gerais, em praticamente todo o percurso do Rio Doce houve cheia. Em Linhares, o rio chegou à marca máxima de 5,68 metros. Já no último fim de semana, ficou abaixo da cota de alerta, que é de 3,30 metros. Na tarde desta segunda-feira, quando os moradores saíram do ginásio, a régua no Cais do Porto, no Centro de Linhares, mostrava 2,29 metros.

Mesmo com o tempo firme, segundo a Prefeitura de Linhares as equipes da Defesa Civil continuam monitorando pontos críticos, principalmente no interior como Degredo e Povoação.

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (27) 99983 5661, que é o do plantão. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.