No último sábado (12), 17 famílias do bairro Morada da Barra, localizado na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, receberam doações de 30 utensílios domésticos, entre móveis e eletroeletrônicos.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Vila Velha por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), que disponibiliza para a sociedade o serviço Cata-Móveis. Só nas últimas três semanas, 141 itens foram coletados no município.
O recolhimento desses materiais evita que eles sejam descartados em vias públicas ou destinados ao aterro sanitário e, ainda, por meio de parceria com entidades, possibilita que alguns sejam restaurados e destinados a famílias que precisam. O recolhimento de todo o material é realizado gratuitamente, mediante solicitação dos moradores de Vila Velha por meio da Ouvidoria.
O prefeito de Vila Velha, Max Filho, exaltou o trabalho dessas entidades. “É um gesto de solidariedade essencial das entidades parceiras, que se prontificam a fazer a manutenção e consertos dos móveis e eletrodomésticos recolhidos, e a sua distribuição às famílias carentes”, ressaltou.
Assim, cama, cadeira, fogão, armário, televisão, sofá, mesa, geladeira, entre outros utensílios domésticos, podem ser recolhidos pela Prefeitura de Vila Velha e ter um destino bem diferente do comum. O material recolhido nas últimas ações foi entregue para o Espaço Novo Tempo Praia da Costa (Igreja Adventista do Sétimo Dia), por meio de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura. A igreja possui um projeto social que restaura os equipamentos com a ajuda de voluntários e doa para famílias carentes previamente cadastradas, segundo o coordenador do projeto, Getúlio Pimentel.
Doações
O subsecretário Operacional da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), José Fernando, lembrou a importância do reaproveitamento e da doação. “Todo material recolhido pela Prefeitura passa por uma triagem, na qual verificamos o que pode ser doado ou não. Os que podem ser recuperados são direcionados para instituições cadastradas pela Semsu. Os que não podem ser reaproveitados, como sucatas e plásticos, são enviados ao Centro de Triagem Municipal de Vila Velha (Revive)”, esclareceu o subsecretário.
Dona Ana Lúcia ficou muito emocionada e não conteve as lágrimas. Ela mora com o filho e a netinha de 4 anos, e depois de dormir muitas noites no chão, vai poder usufruir de condições mais dignas. “Para muitos algumas coisas não servem mais, mas podem ser de grande utilidade para muita gente. Agradeço a Deus e que Ele abençoe a família de cada um aqui”, ressaltou. Vanderley, que ganhou uma máquina de lavar, está satisfeito e concorda que o Cata-Móvel ajuda à população. “É um serviço muito importante. Perdi muitas coisas em época de chuva e hoje estou recuperando por meio das doações,” explicou.
O subsecretário da Semsu explicou, ainda, que o Cata-móvel é um serviço que induz as pessoas a adotarem atitudes que levam à redução da má prática do lançamento de móveis, equipamentos eletroeletrônicos e outros materiais volumosos em vias públicas, quintais, terrenos baldios e manguezais, contribuindo, assim, para a melhoria de qualidade de vida da cidade.
Para solicitar o serviço, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 283 9059, onde é realizado um cadastro da demanda para que seja agendado o dia e turno de serviço para recolhimento do material a ser descartado. É preciso lembrar que o material deverá estar em local de fácil acesso, próximo ao portão na rua, já que a equipe não pode entrar em casas ou apartamentos. Neste ano, foram realizados 500 recolhimentos feitos em toda cidade.