Geral

Farol Santa Luzia reabre para visitação nesta sexta-feira em Vila Velha

O espaço reabre após as intervenções e adequações que foram feitas pela Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado

A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h Foto: Divulgação

Depois de mais de 10 anos fechado para visitação, será aberto nesta sexta-feira (18), às 14 horas, um dos pontos turísticos mais bonitos do Espírito Santo: o Farol Santa Luzia, localizado na Praia da Costa. O espaço reabre após as intervenções e adequações que foram feitas pela Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado.

A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrarão grupos de até 25 pessoas de cada vez que poderão permanecer no espaço por 20 minutos. A entrada é gratuita.   

O espaço está todo remodelado para receber os moradores e turistas.  Um deque com leme que simula uma embarcação e a exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha são as grandes novidades da reestruturação, que também contemplou a pintura do farol. Além disto foram realizadas obras de acessibilidade e segurança no local.

O Farol Santa Luzia foi erguido em 1870 e inaugurado em 1871.  Tem 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. É iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Em julho do ano passado foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, que permitiram as intervenções necessárias para visitação. As obras, na ordem de R$148.188.87, foram executadas pela empresa BC Engenharia e Arquitetura Eirelli, vencedora da licitação.

Confira as regras de visitação:
1.     A visita poderá ser feita por grupos de no máximo 25 pessoas, podendo permanecer no local durante 20 minutos;
2.     Escolas e grupos maiores de 25 pessoas devem agendar previamente a visita. 
3.     Está impedido acesso ao local de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada a uma organização militar;
4.     Menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto;
5.     A visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança.
6.     Não é permitida a entrada no Farol.