Geral

Federação das Apaes do ES realiza evento online para discutir os direitos da pessoa com deficiência

O evento marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Foto: Divulgação

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo realiza nesta quarta-feira (26) o primeiro de três encontros online com o objetivo de discutir os direitos da pessoa com deficiência. A programação, que contará com palestras ao vivo, terá a participação de profissionais que entendem e se engajam na luta por ação e conscientização.

O evento marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada todos os anos entre os dias 21 e 28 de agosto. As transmissões vão acontecer até a próxima sexta-feira (28), a partir das 14 horas, no canal da Apae-ES no YouTube (youtube/apaees).

Todas as pautas selecionadas para o Circuito giram em torno do eixo “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, tema da edição 2020 da Semana Nacional, que será tratado pelo movimento apaeano em todo o Brasil.

ENCONTROS ONLINE

Quem abre as atividades da Apae-ES é a Dra. Iara Pereira Ribeiro, professora de Direito Civil da Universidade de São Paulo (USP), que discorrerá sobre “A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência”, no dia 26. É a oportunidade aprender sobre os direitos que estão resguardados para esse público e as penas previstas para quem tratá-lo com preconceito ou intolerância, entre outros pontos.

No dia 27, a abordagem será sobre o tema da edição 2020 da Semana Nacional. Quem estará com a palavra para falar sobre “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” é o médico pediatra Eduardo Barbosa, deputado federal e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes.

E no dia 28, a palestra “Participação e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia” vai ser conduzida pela Dra. Rosana Glat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Receberemos convidados renomados para compartilharem conosco suas reflexões Para esse evento, procuramos profissionais com trabalhos ou experiência nas temáticas que envolvem a pessoa com deficiência, sobretudo dentro da linha da busca por autonomia e protagonismo”, informa o presidente da Federação, Vanderson Gaburo, que atuará como mediador nos encontros.

ESTRATÉGIA NACIONAL 

A proposta do tema é fomentar o debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.

SERVIÇO

Circuito Reflexões ApaeES: Série de três encontros on-line com especialistas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Quando: de 26 a 28 de agosto, a partir das 14 horas

Onde: canal da Apae-ES no YouTube: youtube/apaees

Dia: 26/08
Tema: A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência

Convidada: Dra. Iara Pereira Ribeiro – USP
Currículo: Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia do Direito e Doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desenvolve pesquisas sobre Direito Privado e proteção da vulnerabilidade, especialmente sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o Regime de Incapacidades.

Data: 27/08
Tema: Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social

Convidado: Eduardo Barbosa
Currículo: médico pediatra, deputado federal pelo Estado de Minas Gerais (pelo sétimo mandato) e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes e da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Data: 28/08
Tema: Protagonismo e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia

Convidada: Dra. Rosana Glat – UERJ
Currículo: professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de livros e artigos na área de Educação Especial. Pesquisadora 1D do CNPq, cientista da Faperj, procientista da UERJ. Consultora da Federação Nacional das Apaes e da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.