A Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal chega a Vitória no dia 8 de agosto com peças internacionais e com muitas novidades e tendências de artesanatos de diversas partes do mundo. A Feira que chega a sua 11º edição estará na Rodovia Norte Sul, no Bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Os capixabas poderão conferir as novidades de decoração, acessórios, móveis e muito mais até o dia 17 de agosto. Estão sendo aguardados 22 países e 14 Estados brasileiros para a Feira.
Serão montados mais de 100 estandes, com produtos encontrados na FEINCARTES, um evento anual que já faz parte do calendário capixaba, que na edição deste ano, oferecerá ao público, como atrativo a mais, ampla praça de alimentação.
Diversidade cultural
Conforme a organizadora do evento, Maria Mathias a ideia é proporcionar ao visitante uma verdadeira “viagem” pelo Brasil e ao redor do mundo, passando pela cultura, artes, artesanato, decoração e acessórios dos quatro cantos do país e de todos os continentes. “São muitas as atrações. A título de ilustração podemos citar do exterior o artesanato da Turquia com as suas luminárias, jóias e muito mais de Istambul e as toalhas bordadas da região da Capadócia”, disse.
Além disso, para os apaixonados pela Índia, também terá muitas opções. “Da Índia, os tapetes, as colchas, capas de almofadas em patcwork. Além das pachiminas e jóias. Tudo com muita cor expressando a cultura do País” destacou.
Na Feira, terá artigos para decoração e muitas peças interessantes. “Teremos ainda a Índia que se destaca nos artigos para decoração, como as peças em madrepérola e osso. Da Bolívia virão os acessórios muito bem trabalhados. Do Equador os famosos chapéus Panamá. Das Filipinas, as com lindas peças de decoração em madrepérola. Da Indonésia as peças tradicionais em madeira“, afirmou.
O Paquistão também estará presente na Feira. “Do Paquistão as colchas, as mantas bordadas. O Peru se destaca com seus espelhos com molduras pintadas a ouro baixo, cusquenhos, cerâmicas e muitas outras novidades. A Síria vem com lindas peças de decoração intercalando o cobre e madrepérola. Tecidos, tudo muito alegre”, disse.
Quem for até a Feira contará com muita diversidade. “Portugal marcará presença com suas iguarias tradicionais, como o famoso pastel de Belém. Quênia trará lindas peças em madeira de ébano. Marrocos terá uma grande tenda com peças em madeira, cobre, osso e vidros coloridos. Enfim, teremos a mais ampla diversidade neste segmento”, concluiu.
Além de tantas novidades, o nosso País não poderia ficar de fora. “Do Brasil teremos, além do rico artesanato capixaba, o Ceará com seus bordados; Minas Gerais com vários estandes com artes diversificadas. O Rio Grande do Sul e suas delícias dentre elas queijos e vinhos. O Rio de Janeiro com as belas peças de decoração da designer Fernanda Lobianco”, finalizou.
Preços
Os capixabas contarão com preços muito atrativos. “As pessoas encontrarão preços convidativos. Para o lojista local também é extremamente importante devido ao fato de ele reduzir os seus custos na aquisição dos produtos já que não precisa viajar para outros Estados para obtê-los”, destacou Maria.
Conforme a organizadora, a FEINCARTES movimenta a economia capixaba na medida em que aumenta o fluxo de pessoas de outros Estados e gera trabalho e renda. “A FEINCARTES proporciona um grande legado turístico já que mostra a potencialidade do Espírito Santo para diversas partes do país e do mundo”, afirmou.
Serviço
Data: 08 a 17 de agosto
Local: Rodovia Norte Sul, 600 metros do Shopping Norte Sul, Bairro Jardim Camburi, Vitória, e abaixo do Kartodromo Grand Prix.
Horário: das 15 às 22 horas
Ingresso: R$ 7. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia. Crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas.