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Apesar do destaque na feira de turismo e negócios, Estado teve pouca adesão dos empresários e municípios

A feira aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro em São Paulo e a Setur ofereceu espaço para municípios e empresários do ES participarem

Foto: Reprodução
A foto ilustrativa da moqueca na Abav foi tirada pelo fotógrafo de Guarapari, Marcelo Moryan. 

Apesar da iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) de possibilitar um espaço institucional para que empresários ligados ao turismo e municípios pudessem divulgar o Espírito Santo na Abav Expo, a adesão foi pequena.

A 47ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), teve o objetivo de fomentar o setor com oportunidades de negócios, ações de divulgação e conhecimentos sobre as mudanças no setor turístico. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, a Setur fez um trabalho de mobilização junto as regiões turísticas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no sentido de qualificar a apresentação do Espírito Santo em um evento importante.

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A esquerda, secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

O município de Alfredo Chaves participou da feira e pela primeira vez teve a oportunidade de divulgar os destinos e potencialidades agroturísticas da cidade, que vão desde o artesanato a gastronomia. No espaço da Setur, o município reuniu mais de 20 empresários locais bem como representantes de prefeituras que compõem as regiões turísticas do Espírito Santo.

Consolidado como uma das maiores feiras de negócios e turismo do país, o evento contou com alguns empresários representando Guarapari, mas o próprio município não participou. Segundo um dos empresários presentes, Fernando Otávio, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo, ABIH-ES, mesmo com divulgação, espaço gratuito e apoio do Sebrae-ES, tiveram poucos empresários presentes. “Acreditamos na divulgação do destino. Guarapari sempre é procurada e isto cria oportunidade de contato com agências de viagens, público da feira, que irão vender o destino durante o ano inteiro. Os agentes precisam conhecer a cidade e ver com quem vão se relacionar. Se eles não forem impactados, não conseguirão impactar os clientes, os nossos prováveis turistas. É fundamental essa divulgação em imagens, vídeos e áudios, além, claro, do contato humano”.

Sobre a não participação na feira Abav, a prefeitura de Guarapari foi procurada e questionada. Mas até o fechamento desta matéria não houve retorno por parte do órgão.

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Da esquerda para a direita, alguns representantes de Guarapari, Gustavo Guimarães, Roberta Charif, Eliane Simoura e Fernando Otávio.