Em sua quarta edição na Grande Vitória, oitava em nível estadual, a Feira Sabores da Terra se firma como um dos maiores eventos do Espírito Santo na fomentação do agronegócio. Cerca de 800 expositores estão na Praça do Papa, apresentando seus insumos e serviços. As 10 regiões capixabas são representadas em “Ilhas”. Artesanatos, comidas típicas e apresentações culturais irão agitar este sábado (7) e domingo (8).
Com entrada franca, a Feira é organizada pela Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). Como parceiros estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sebrae-ES e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea – ES).
Nas últimas edições, um aspecto que se destacou foi a colaboração que o evento concedeu às micro e pequenas empresas. Em 2013, além de ter contado com mais de 800 produtores, a Feira ultrapassou as expectativas e atraiu cerca de 65 mil visitantes. Este ano, o número esperado é de 70 mil visitantes e uma movimentação de R$2,5 milhões em venda de produtos. “O envolvimento de todo o setor do agronegócio, a capacitação e a qualificação dos expositores e a promoção do turismo capixaba são objetivos que os expositores desejam alcançar”, afirma Ademir Dadalto, organizador do evento.
Produtos diversos e programação variada
Serão 200 estandes repletos de novidades e produtos tradicionais do agroturismo. Na área gastronômica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) irá ministrar vários cursos da culinária do interior. Na praça de alimentação, será possível participar das “aulas shows”. Os participantes poderão degustar as delícias com produtos orgânicos, preparadas pelo chef Alessandro Eller. A participação do Restaurante Papaguth é outra atração. A casa estará no local servindo pratos à base de tilápia.
No espaço artesanal, os visitantes poderão comprar e conhecer diversos trabalhos artísticos. Oficinas serão disponibilizadas para promover o intercâmbio de informações entre produtores, profissionais e representantes dos diversos setores que compõem o cenário da agroindústria. No ambiente cultural, apresentações musicais e folclóricas de comunidades de vários municípios, como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.
Apresentações culturais
7 de junho (sábado)
12h – Apresentação de moda de viola: Dupla Renato e Everaldo
14h30 – Grupo de Carimbo
15h – Cortejo Alemão e Pomerano e Minifesta da Polenta
17h – Cortejo com apresentações culturais Pomeranas:
Bicicleta Centopeia Dusendfuit;
Grupo Folclórico Kinderlan;
Grupo Folclórico Hochlandtanz;
Grupo de Metais da Paróquia Unida;
Rainha e Princesas Pomeranas.
18h – Grupo de Dança Alemã Grunestal
18h30 – Grupo de Dança Alemã Grunestal Kinder
19h – Orquestra de Violões do Instituto Preservarte
19h30 – Grupo de Metais da Paróquia Unida de Caramuru
20h – Grupo de Dança Alemã Bergfreund
8 de junho (domingo)
12h – Apresentação musical: Mirano Schuller (voz e acordeom), João Luiz (Percussão) e Sergio Rouver (Saxofone)
13h 30 – Banda Municipal Lira Guanduense
14h – Moda de Viola e Sertanejo: Grupo Os Coradinis
14h30 – Grupo de Dança Italiana Piccoli Dei Monti
15h – Grupo Brasil Tambores
Serviço
A Feira ‘Sabores da Terra’ é aberta ao público e vai até amanhã, na Praça do Papa, em Vitória. A realização do evento é da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 3337 – 6222.
Horários de funcionamento:
07/06/2014 (Sábado): 10h às 23h
08/06/2014 (Domingo): 10h às 19h