Cerca de 270 novos conjuntos de barracas foram entregues a 163 feirantes de Vitória na manhã desta segunda-feira (15), em evento realizado no ginásio do Tancredão, como parte do programa “Feira da Gente”, da prefeitura da Capital.
As entregas foram realizadas pela equipe da Central de Serviços. Esta é a primeira etapa do projeto, que contará com mais dois períodos de entrega, até que todos os feirantes cadastrados junto à administração municipal sejam contemplados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
São, no total, 571 feirantes a serem contemplados com 952 novas barracas. A quantidade de barracas é maior porque, dependendo do tipo de produto de cada vendedor, é necessária mais de uma barraca.
A cerimônia teve música ao vivo e café da manhã no Tancredão, que contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini:
“Foi nas feiras livres que aprendi muito sobre a força da cordialidade e do diálogo, e isso tem uma importância muito grande”, disse o prefeito.
No evento também foi realizada uma homenagem a feirantes veteranos que atuam nas ruas de Vitória. Alguns com histórias que se estendem por até 50 anos de profissão no município.
É o caso da feirante Maria Angélica, que trabalha há meio século ao lado do marido Moacyr.
“É uma alegria e satisfação muito grande estarmos aqui hoje, pois foi com o trabalho nas feiras que pudemos criar nossos filhos e constituir nossas famílias”, disse Maria Angélica.
Em Vitória, atualmente, são realizadas 24 feiras livres, de terça a domingo. As novas barracas são padronizadas, além disso, a venda de produtos também é setorizada, o que, de acordo com a prefeitura, ajuda os consumidores na hora das compras. Elas vêm em cinco cores: verde, vermelha, amarela, marrom e azul.
Nas de cor verde, o consumidor encontra hortifrutigranjeiros e condimentos. Nas barracas de cor vermelha, são vendidas flores e cosméticos. Nas amarelas, lanches rápidos e produtos da agroindústria. As barracas marrons comercializam produtos de armarinho, acessórios e artesanato. Já nas barracas na cor azul são vendidas aves, peixes, mariscos e suínos.