Mesmo com diversas orientações dos órgãos públicos de saúde para as pessoas não saírem de casa e evitar aglomerações, algumas ignoram o risco de contágio do Novo Coronavírus e vão para as ruas.
Na manhã deste sábado (20), a feira livre de Jardim da Penha, em Vitória, estava movimentada. A maioria das pessoas que faziam compras eram idosos, que integram o grupo de risco do Covid-19.
Em Vila Velha, não foi diferente. As pessoas aproveitaram a manhã de sábado para fazer compras na feira livre de Itapuã. Mesmo com medo de contrair a doença, os capixabas afirmam que não podem deixar de fazer certas atividades, como comprar alimentos. A Guarda Municipal de Vila Velha passou pelo local orientando a população.
Queda nas vendas
Apesar de ainda ter movimentação nas feiras, os trabalhadores já notam uma queda nas vendas. O feirante Márcio Jurandir de Almeida percebeu que o fluxo de pessoas caiu com o surgimento do Coronavírus. “Tem bem menos gente aqui! Mas eu preciso trabalhar”, disse. Ele e outros trabalhadores estão tomando medidas para evitar o contágio, como passar álcool em gel e lavar as mãos com uma frequência maior.
Os demais comércios da região seguem o decreto do Governo do Estado, mantendo os estabelecimentos fechados. Por enquanto, as feiras livres estão permitidas para evitar aglomerações nos supermercados.
*Com informações da TV Vitória/Record TV.