A Prefeitura de Vitória decidiu suspender novamente as feiras livres no município. A medida começa na próxima segunda-feira (20). O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
As ações adotadas têm como base as orientações de órgãos de técnicos da área, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. A decisão sobre a liberação das feiras livres, publicada no Diário Oficial de Vitória no dia 02 de abril, exigia o uso de máscara de feirantes e da população.
De acordo com a Prefeitura, uma parcela considerável da população, não estava cumprindo com as determinações. “As pessoas continuaram frequentando as feiras com vários membros da mesma família, sem o uso de máscaras, se aglomerando e fazendo lanches, permanecendo no local e sem atender outras regras sanitárias que havíamos combinado com os feirantes”, destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
O prefeito lembrou também da importância da colaboração de todos os moradores no combate ao novo coronavírus. “Nós precisamos confiar nas pessoas e ter a colaboração e responsabilidade de todos no enfrentamento dessa pandemia. Caso contrário, nós podemos, lá na frente, daqui a um ou dois meses, nos lamentar. E nós não podemos correr esse risco”, explicou.
Histórico
As feiras livres presenciais foram suspensas no final do mês de março. Mas diante dos apelos dos comerciantes e da população, a Prefeitura de Vitória divulgou no site do município a lista e telefones dos feirantes que atuam regularmente na capital para que a população pudesse comprar via telefone.
Como a tentativa de compra com entrega em casa não obteve êxito para garantir a oferta de hortaliças e verduras frescas, em 2 de abril as feiras livres presenciais voltaram a acontecer na capital, mas com normas as serem cumpridas. Agora, o retorno das feiras livres presenciais está novamente suspenso e condicionado ao cumprimento de todas as medidas restritivas que garantam o mínimo de segurança à população.