As tradicionais feiras livres dos bairros Araçá e Novo Horizonte em Linhares, no Norte do Espírito Santo, voltam a funcionar nesta sexta-feria (24). Os feirantes não montavam as barracas nas ruas há mais um de mês, quando as feiras foram suspensas por causa do coronavírus.
Desta vez, as feiras não acontecem mais nas Avenidas Hélio Martins, no BNH, e Guaçui, no Araçá. As atividades foram transferidas para o Parque de Exposição, no bairro Interlagos.
“O Parque de Exposição receberá os feirantes porque os locais onde funcionavam as feiras não apresentam viabilidade logística que permite o espaçamento de 2 metros entre uma barraca e outra, visto que a distância era de 80 cm”, explica o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
Os feirantes vão poder vender os produtos às sextas e aos sábados, das 6h às 15h. A liberação está alinhada ao decreto do Governo do Espírito Santo, mas a Prefeitura de Linhares estabeleceu medidas de prevenção ao novo coronavírus para as feiras funcionarem.
No parque, feirantes e consumidores devem utilizar máscaras de proteção facial, seja industrializada ou de fabricação caseira. Além disso, vai ser obrigatório manter distância mínima de dois metros entre as barracas e, também, entre os clientes. Os vendedores devem atender uma pessoa por vez para evitar filas. A Guarda Civil Municipal vai fazer o controle da entrada de clientes.
Fica proibida a participação de feirantes com idade acima de 60 anos, grávidas, pessoas com quadro sintomático, além de hipertensos, diabéticos, asmáticos, dentre outros que fazem parte do grupo de risco. Eles podem indicar outras pessoas para trabalhar na barraca.
Os feirantes devem disponibilizar aos consumidores álcool em gel 70% e não vai ser permitida a degustação de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo. A oferta de mesas e cadeiras para o público também está proibida.