A lua pode ficar avermelhada no próximo domingo (27). É que o fenômeno da superlua acontecerá junto com o segundo eclipse total lunar total visto no Brasil, e em alguns países da Europa, das Américas e na África.
A última vez que dois fenômenos desse tipo aconteceram foi no ano de 1982. A super lua não será visível a olho nu, segundo o professor de física e astronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor do planetário de Vitória, Sérgio Bisch.
“A lua fica 14% maior em diâmetro e fica uns 30% mais brilhante, é a lua cheia no perigeu que os astrônomos chamam”, afirmou o professor.
Enquanto o fenômeno da superlua não pode ser facilmente notado, o eclipse total da lua pode ser visto a partir das 22h07, quando a lua vai começar a entrar na sombra da Terra, às 23h11 a lua estará totalmente encoberta.
O fenômeno vai durar uma hora e doze minutos, e durante o eclipse, a lua estará aproximadamente no meio do céu, sendo facilmente visível se o tempo não estiver nublado.
Sérgio explicou que qualquer um poderá ver o eclipse, basta ir a um local com menos luzes artificiais.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PLANETÁRIO NO DOMINGO (27)
16h – Sessão de planetário “Quando a Lua tomou chá de sumiço”: sessão infantil sobre a importância da lua para nós, suas influências sobre a Terra e o que aconteceria se ela nos abandonasse. Público Alvo: a partir de 4 anos.
17h: Sessão de planetário “A Lua e a Vida na Terra”: sessão infantil que busca as abordar as curiosidades do público infantil em relação a esse astro. Público alvo: crianças a partir de 4 anos.
18h30min: Sessão de planetário “A Lua”: sessão para o público em geral sobre a Lua, suas fases, os eclipses e as marés. Público Alvo: a partir de 09 anos
19h30min: Sessão de planetário “Eclipse Lunar”: sessão para o público em geral sobre os eclipses, em especial sobre o eclipse lunar total que irá ocorrer na noite de 27-28 de setembro de 2015. Público Alvo: adultos e crianças a partir de 09 anos.
18h às 21h: Sessão de observação do céu com telescópio. Público Alvo: adultos e crianças a partir de 04 anos.