Geral

Feriado de Finados deve ser de chuva em grande parte do Espírito Santo, afirma meteorologista

O profissional do Incaper que a tendência é de que os próximos meses também sejam de chuva

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

Depois de um fim de semana marcado pelo registro de grande acumulado de chuva no Espírito Santo, a segunda-feira (26) para o capixaba começou com sol e poucas nuvens. No entanto, de acordo com especialista, o cenário pode mudar e a tendência é de mais chuva nos próximos dias, inclusive no feriado.

Segundo o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos, há tendência para que a chuva volte a cair em algumas localidades ainda nesta segunda. “Nas próximas horas, ao contrario do tempo aberto pela manhã, ainda existem possibilidade de chuva em boa arte do Espírito Santo. Na Grande Vitória e na metade norte, deve ser mais frequente do que na metade Sul”, disse.

Para a semana, o tempo será instável, de acordo com o especialista. “Ao longo da semana, teremos diminuição da chuva nesta terça-feira. A partir de quarta-feira, podemos ter a contribuição de alguma umidade que deve provocar uma chuva isolada. A tendência é que para o final de semana o tempo volte a ficar instável, com o aumento da umidade em razão da passagem de uma frente fria, que pode provocar o aumento da instabilidade”.

Hugo Ramos ainda afirmou que a tradicional chuva em Dia de Finados pode se repetir, também, neste ano. “Pode haver um tempo chuvoso no próximo fim de semana, porém não tão intenso como o que a gente estava esperando no fim de semana passado. De acordo com as condições iniciais, pode ser que este ano volte a chover em Finados”, confirmou.

Neste final de semana, diversas cidades capixabas registraram acumulados de chuva elevados, acima de 100mm em 24 horas. Com o mês de outubro chegando ao fim e novembro se aproximando, o período das chuvas já começou. “No último final de semana que quase superaram a média histórica, principalmente da Grande Vitória para o Norte. Então nesse final de outubro as chuvas devem ser mais brandas. Já estamos no período chuvoso, então a tendência é mais chuva para os próximos meses”, afirmou o meteorologista.

*Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória/RecordTV