O Centro de Visitação Tamar-Vitória está com uma programação especial nas férias de janeiro. Crianças e adultos podem conhecer como é feito o tratamento das tartarugas marinhas e participar de outras atividades no espaço, que funciona na Ilha do Papagaio, na Praça do Papa.
Diariamente, há dois horários para que os visitantes possam fazer a alimentação assistida das tartarugas: às 10 horas, para os filhotes; e às 16 horas, para as maiores.
Às 10h30, 12 horas, 13h30, 15 horas e 16h30, os visitantes podem participar de uma visita guiada, momento no qual um guia leva o grupo para conhecer todos os espaços temáticos do Tamar, como os tanques, o espaço de reprodução e a Ilha de Trindade, que pertence ao município de Vitória, local preferido das tartarugas marinhas para a sua reprodução.
Banho
Às 11 horas, crianças e adultos podem ver como é feito o banho diário desses répteis. “A hora do banho é o momento quando os visitantes podem interagir com a tartaruga verde no tanque barco utilizando o esfregão, simulando uma estação de limpeza, que no ambiente natural é realizado por peixes”, afirmou a oceanógrafa Soraya Christina Bruno.
Hora do Gelo
Nos finais de semana, a programação conta, ainda, com a “Hora do Gelo”, que é uma atividade de enriquecimento ambiental. “É um momento em que é oferecido ao animal um bloco de gelo contendo peixes e algas, com o intuito de promover a busca pelo alimento dentro do tanque”.
Tamar
O Centro de Visitação Tamar-Vitória, que é uma parceria entre o projeto Tamar e a Prefeitura de Vitória, conta com sete filhotes de tartaruga cabeçuda com apenas oito dias de vida, que ficam no tanque ninho; uma tartaruga verde com 15 anos e três tartarugas cabeçudas com três anos, no tanque barco; e uma tartaruga verde com um ano e meio, no tanque de saída.
O Tamar fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas, e a entrada custa R$ 3,00 (meia) e R$ 6,00 (inteira). Crianças de até cinco anos não pagam. Mais informações pelo telefone 3235-3787.