Em 2020, o maior evento mariano do Espírito Santo e terceira maior do país, a Festa da Penha, completa 450 anos. Mas, diante da pandemia do Novo Coronavírus, as homenagens a padroeira do estado terão alterações.
Nesta edição, a Festa chegará aos fiéis de forma virtual e interativa, com a transmissão por meio de canais na internet e pelas emissoras de rádio e televisão.
No decorrer dos nove dias da festa, serão transmitidas pelas redes sociais do Convento da Penha e emissoras de rádio parceiros da Festa duas missas diárias seguidas de atrações culturais.
A nova programação completa será divulgada ainda nesta semana, mas a Comissão Organizadora da Festa da Penha 2020 já adiantou algumas detalhes. “Nossa ideia é oferecer o dia inteiro de programação, pedir para que o povo capixaba deixe Nossa Senhora, com suas bênçãos, chegar às suas casas através de nossas redes sociais e toda a imprensa”, conta o Frei Paulo Pereira, Guardião do Convento.
Todas as romarias tradicionais da Festa forma suspensas para evitar a aglomeração de pessoas. No entanto, os fiéis vão poder interagir durante as transmissões dos eventos com mensagens, vídeos e fotos.