
A Festa da Penha 2023, considerada uma das maiores celebrações religiosas do Brasil, começou no Domingo de Páscoa e um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha é a tradicional Romaria dos Homens, que acontece neste sábado (15), a partir das 19 horas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para receber os romeiros, a Prefeitura de Vitória preparou uma estrutura com segurança, banheiros, hidratação e limpeza no percurso. Na Catedral de Vitória, onde acontece a missa de envio da Romaria, também serão projetadas imagens dos romeiros.
Além disso, serão feitos flashes da missa pelo Instagram, haverá faixas saudando os fiéis e distribuição de um QR Code para que os romeiros utilizem filtros personalizados nas fotos que fizerem durante a caminhada.
“Estamos preparando uma grande estrutura para receber milhares de romeiros e pessoas de várias partes do País. Tivemos a pandemia e, agora, é o momento de celebrar a fé e oferecer aos romeiros todas as condições para um percurso seguro e agradável”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, destacou que a expectativa da organização da Festa da Penha é de que a Romaria dos Homens receba 600 mil pessoas.
“Vitória está pronta para receber esses milhares de romeiros e turistas. O evento tem grande importância para a cidade e para o Estado. Para isso, montamos uma grande estrutura, com hidratação, segurança, banheiros e limpeza no percurso, de forma a acolher todas essas pessoas”.
Hidratação
Haverá dois pontos para hidratação dos romeiros: Parque Moscoso e rodoviária de Vitória.
Roteiro
A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, pelas seguintes vias:
Rua José Marcelino
Rua São Francisco
Rua Caramuru
Rua Cais de São Francisco
Av. Cleto Nunes
Av. Marcos Azevedo
Av. Duarte Lemos
Av. Nair de Azevedo.
Interdições
A Rua Professor Baltazar e a Rua José Marcelino (ao redor da Catedral ) serão interditadas a partir das 14 horas de sábado (15). A Avenida Jerônimo Monteiro será temporariamente interditada ao fim da missa que antecede a partida dos romeiros.
Leia também:
>> Festa da Penha deve movimentar R$ 200 milhões no ES e atrair turistas