Com muita fé, emoção e milhares de devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, foram às ruas de Vitória e Vila Velha, neste sábado (15), para a Romaria dos Homens.
A expectativa é reunir mais de 1 milhão de pessoas durante a procissão. O ponto de partida para a Romaria dos Homens foi a Catedral Metropolitana de Vitória, onde os romeiros começaram a se reunir no fim da tarde.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Romaria dos Homens é considerada o maior evento da Festa da Penha que, neste ano, celebra a 453ª edição e tem como o tema “Com Maria, Chamados a Servir”.
A procissão, marcada pela chuva, teve início na Cidade Alta, em Vitória, na Catedral Metropolitana, onde às 18 horas foi realizada a Missa de Envio da romaria pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin.
Logo após a missa, por volta das 19 horas, os romeiros saíram da Catedral em direção ao Parque da Prainha, fazendo o trajeto pela Segunda Ponte e pela rodovia Carlos Lindenberg.
Entre os romeiros que estavam na procissão, estava Jefferson Jardim, de 44 anos, que foi acompanhado da esposa Tarciene e o filho Pedro. A família, retomou ao evento após a pandemia da Covid-19 e destacou a fé da noite.
“A expectativa de hoje é de uma noite com muita fé, muitas alegrias, muita caminhada, expectativa de renovar nossas forças, nossas energias. Além de colocar nossas vidas nas mãos de Nossa Senhora”, descreveu.
A chuva que caia na Grande Vitória não espantou a devoção de Lourdes Felismino, de 58 anos. A romeira, que possuía a tradição de frequentar a Romaria das Mulheres, estreou na Romaria dos Homens no ano de 2023. “Essa é a primeira vez que participo, estou vindo à pé de Planalto Serrano, lá na Serra. A gente vai até o Convento se Deus quiser”, diz emocionada.
Os romeiros serão recebidos no Parque da Prainha por volta das 23 horas, onde a Banda Adventus estará animando o público para em seguida terá início à Missa de Encerramento da Romaria dos Homens, presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.
Romaria dos Homens é a mais tradicional do evento
A Romaria dos Homens acontece há 68 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, criada por Dom José Joaquim, com um trajeto diferente: passava pela Vila Rubim, Ponte Florentino Avidos, São Torquato, Rodovia Carlos Lindenberg e subia até o Campinho do Convento.
No entanto, em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14km de extensão, com realização à noite, período que os homens não estavam trabalhando e podiam participar da programação, que ganhou grande proporção.
Veja vídeo do evento:
Veja a programação completa:
LEIA TAMBÉM: FOTOS | Alegria na Romaria dos Adolescentes na Festa da Penha