Geral

Festa da Penha: fiéis expressam devoção e emoção na Romaria dos Homens

O ponto de partida foi a Catedral de Vitória, no Centro da Capital, com destino à Prainha, totalizando 14 km de caminhada

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Com muita fé, emoção e milhares de devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, foram às ruas de Vitória e Vila Velha, neste sábado (15), para a Romaria dos Homens.

A expectativa é reunir mais de 1 milhão de pessoas durante a procissão. O ponto de partida para a Romaria dos Homens foi a Catedral Metropolitana de Vitória, onde os romeiros começaram a se reunir no fim da tarde.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Romaria dos Homens é considerada o maior evento da Festa da Penha que, neste ano, celebra a 453ª edição e tem como o tema “Com Maria, Chamados a Servir”.

A procissão, marcada pela chuva,  teve início na Cidade Alta, em Vitória, na Catedral Metropolitana, onde às 18 horas foi realizada a Missa de Envio da romaria pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin.

Logo após a missa, por volta das 19 horas, os romeiros saíram da Catedral em direção ao Parque da Prainha, fazendo o trajeto pela Segunda Ponte e pela rodovia Carlos Lindenberg.

Entre os romeiros que estavam na procissão, estava Jefferson Jardim, de 44 anos, que foi acompanhado da esposa Tarciene e o filho Pedro. A família, retomou ao evento após a pandemia da Covid-19 e destacou a fé da noite.

Foto: Maria Clara Leitão | Folha Vitória

“A expectativa de hoje é de uma noite com muita fé, muitas alegrias, muita caminhada, expectativa de renovar nossas forças, nossas energias. Além de colocar nossas vidas nas mãos de Nossa Senhora”, descreveu. 

A chuva que caia na Grande Vitória não espantou a devoção de Lourdes Felismino, de 58 anos. A romeira, que possuía a tradição de frequentar a Romaria das Mulheres, estreou na Romaria dos Homens no ano de 2023. “Essa é a primeira vez que participo, estou vindo à pé de Planalto Serrano, lá na Serra. A gente vai até o Convento se Deus quiser”, diz emocionada. 

Foto: Maria Clara Leitão | Folha Vitória

Os romeiros serão recebidos no Parque da Prainha por volta das 23 horas, onde a Banda Adventus estará animando o público para em seguida terá início à Missa de Encerramento da Romaria dos Homens, presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Romaria dos Homens é a mais tradicional do evento 

A Romaria dos Homens acontece há 68 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, criada por Dom José Joaquim, com um trajeto diferente: passava pela Vila Rubim, Ponte Florentino Avidos, São Torquato, Rodovia Carlos Lindenberg e subia até o Campinho do Convento.

No entanto, em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14km de extensão, com realização à noite, período que os homens não estavam trabalhando e podiam participar da programação, que ganhou grande proporção.

Veja vídeo do evento: 

Veja a programação completa: 

LEIA TAMBÉM: FOTOS | Alegria na Romaria dos Adolescentes na Festa da Penha

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória