Geral

Festa da Penha: mudanças por conta da pandemia não impedem interação dos fiéis

A tradicional Festa da Penha completa 450 anos

Foto: Foto: Bruno Almeida / 13ª Procissão Fotográfica – Faesa

Em 2020, os festejos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, completam 450 anos. Desta vez, o terceiro maior evento mariano da América Latina não irá reunir milhares de fiéis, mas mudanças na organização, provocadas pela pandemia do novo coronavírus, faz com que o sentimento de fé e esperança dos devotos não diminua. 

Sem a possibilidade de aglomeração e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, a Festa da Penha precisou se reinventar. Este ano, as comemorações da padroeira do Espírito Santo vão ser totalmente onlines.

As tradicionais romarias, por exemplo, não estão sendo realizadas. Já as missas, os shows de música e o ato de Consagração à Nossa Senhora estão mantidos na programação, com uma diferença: são transmitidos pela internet.

O frei Gustavo Menella explica que as missas acontecem duas vezes por dia e toda a programação é transmitida pelas redes sociais do convento. A Consagração à Nossa Senhora também será virtual. “Os fiéis podem participar da festa, podem acender uma vela virtual e interagir durante das transmissões”, contou. 

A ideia, segundo o frei, é que a distância não impeça a interatividade dos fiéis. Mesmo fechado à visitação em uma época tão especial, o Convento da Penha está aberto virtualmente para receber o carinho e a fé dos devotos.

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.