Geral

Festa da Penha: Vila Velha e Serra terão imagem iluminada da santa

O acendimento da estrutura com mais de 100 mil lâmpadas e 17 metros de altura será a partir das 19 horas do próximo sábado

Foto: Fernando Ribeiro

Falta apenas uma semana para o início da Festa da Penha, maior manifestação religiosa do Espírito Santo, que acontece entre os dias 09 e 17 de abril. Em comemoração a data, no próximo sábado (8), na véspera do início do evento, serão acesas as imagens de Nossa Senhora Iluminada.

Uma das imagens ficará na reta da avenida Champagnat, na Praia da Costa, em Vila Velha. A outra, estará localizada na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, na Serra. O acendimento da estrutura com mais de 100 mil lâmpadas e 17 metros de altura será a partir das 19 horas.

Associado ao tema desta 453ª edição do evento “Com Maria, chamados a servir”, cada uma das mais de 100 mil lâmpadas representa a vocação de cada cristão.

“Cada um de nós somos inspirados por Deus para nossas vocações, a começar pelo dom divino da vida, que deve ser vivenciada em sua plenitude. E o batismo, fonte de todas as vocações, é o verdadeiro chamado para as promessas de Cristo. Por isso Nossa Senhora Iluminada brilha este ano e também nos convida a refletirmos sobre nossas vocações e a importância de exercitá-las no seio da família e da sociedade”, diz frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha e integrante da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

As estruturas com base em metal têm 17 metros de altura e são projetadas pelo artista Mario Gallerani. As imagens de luz e cores costumam atrair visitantes por sua beleza e representatividade da fé e devoção dos capixabas.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha, e co-realização da Prefeitura de Vila Velha.

Veja a programação da Festa da Penha 2023!