Cerca de 80 mil visitantes são esperados para a Festa de Corpus Christi, em Castelo, região Sul do Espírito Santo. Este ano, a festa religiosa acontece entre os dias 18 e 19 de junho. A Festa de Corpus Christi de Castelo está entre as dez maiores manifestações religiosas do Brasil.
A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, numa parceria com a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e conta com recursos do Governo Estadual, através das Secretarias Estaduais de Turismo e de Cultura, no valor aproximado de R$ 200 mil, fortalecendo o turismo religioso do município.
Por se tratar do maior evento religioso realizado na região, os 483 leitos dos quatro hotéis, três pousadas e sete hospedagens alternativas de Cama e Café do município ficam ocupados, esgotando as vagas meses antes da chegada do feriado. Outro setor que é favorecido devido à circulação de pessoas no município durante os dois dias de festa é o gastronômico, já que os mais de 60 bares e restaurantes, além da Praça de Alimentação que funciona no dia de Corpus Christi, administrada pelas entidades filantrópicas de Castelo, recebem 80 mil pessoas, o que movimenta a economia local, gera emprego e renda, chegando a ser considerada pelos comerciantes locais a segunda melhor época do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal.
Para 2014, a novidade é a criação da Comissão de Segurança e Trânsito, composta pelas Polícias Militar e Civil, Tiros de Guerra de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, Bombeiros, Associação de Segurança Pública de Castelo – ASSEC e Defesa Civil. “A comissão está planejando ações para tornar o trabalho de segurança e trânsito ainda mais eficiente, cuidando desde locais de estacionamento, áreas de escape, posicionamento de ambulâncias e carros dos bombeiros, como também da segurança junto à polícia e também particular”, informou o prefeito de Castelo, Jair Ferraço.
Além disso, serão ofertadas capacitações com a equipe técnica, pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para todos os envolvidos com comércio e turismo, e sanitária, pela Secretaria Municipal de Saúde, para os ambulantes e comércio de alimentos. “Em um único dia recebemos mais do que o dobro da população existente em toda a nossa área territorial, então tudo tem que ser devidamente planejado e organizado. Além das ações da prefeitura, contamos muito com os moradores, que acolhem muito bem os visitantes e oferecem o que temos de melhor”, disse Marcos Lopes, secretário Municipal de Turismo e Cultura.