Geral

Festa de Corpus Christi vai atrair 80 mil visitantes em Castelo

Em sua 52ª edição, a festa, que acontece na quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, traz como tema a 'Eucaristia e Serviço à Sociedade'. Os tapetes ocupam 1,5 km da cidade

Para confeccionar os tapetes, que ocupam 1,5km, foram mobilizados mais de três mil voluntários Foto: Divulgação/Prefeitura

Cerca de 80 mil visitantes deverão passar pela tradicional festa de Corpus Christi em Castelo este ano. Em sua 52ª edição, a festa, que acontece na quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, traz como tema a ‘Eucaristia e Serviço à Sociedade’, com organização da paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a Prefeitura de Castelo.

Segundo dados da prefeitura, a festa está entre as dez maiores manifestações religiosas do país.

“Neste ano, além da beleza e atrações para os turistas, a festa conta com mais organização, tanto referente às tendas para o comércio, como também na segurança e mobilidade urbana. Com isto, convidamos a todos para que possam vir à Festa de Corpus Christi, se encantar com sua beleza e com as manifestações de fé que a cidade vive”, comentou o prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

Para confeccionar os tapetes, que ocupam 1,5 km da cidade, foram mobilizados mais de três mil voluntários que trabalharam no últimos meses nos preparativos da festa e montagem dos quadros e passadeiras.

Em Alfredo Chaves, cerca de 200 voluntários estão engajados na preparação dos tapetes. A partir das 21h da quarta-feira (03) serão iniciados os trabalhos de confecção. Foram recolhidos diversos tipos de materiais. Serragem, pó de café usado, areia, tampinhas de garrafas, flores, folhas, dizeres e figuras religiosas prometem colorir a avenida principal da cidade.

As paróquias da Grande Vitória também estão se preparando para o feriado de Corpus Christi. Na Basílica de Santo Antônio, em Vitória, a programação começa às 15h30, com missa e procissão ao redor da igreja. Já na Serra, o Santuário do Rosário de Fátima vai começar os preparativos na quinta-feira (4), às 8 horas, com missa no fim da tarde.

Confira a programação completa:

Castelo

Terça-feira (2)

19h – Missa de envio das pessoas que trabalham na festa

Quarta-feira (3)

18h – Início da confecção dos tapetes

19h – Abertura da Praça de Alimentação e feiras

19h30 – Apresentação cultural “Praça Três Irmãos”

Quinta-feira (4)

7h – Missa da Família

9h – Missa da Catequese e da Infância e Adolescência Missionária

10h30 – Missa dos Jovens

12h -Missa das Comunidades

16h – Missa Campal

17h30 – Procissão do Santíssimo Sacramento

18h30 – Encerramento

Alfredo Chaves

Segunda-feira (1º)

18h30 – Recitação do Santo Terço

19h00 – Santa Missa com Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Roberto Natal

Terça-feira (2)

18h30 – Recitação do Santo Terço

19h00 – Santa Missa com Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Sandro

Quarta-feira (3)

18h30 – Recitação do Santo Terço

19h – Santa Missa com Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Jorge

21h – Início da confecção dos tapetes

Quinta-feira (4)

9h – Santa Missa de Corpus Christi

10h – Solene Procissão

11h30 – Almoço Comunitário

12h – Apresentação Musical

14h30 – Show com Melina Ronqueti

Vitória

>> Santo Antônio

Quinta-feira (4)

15h –  Concentração das comunidades no pátio interno da Basílica e Escola Ludovico Pavoni

15h30 – celebração eucarística e procissão

Serra

>> Santuário do Rosário de Fátima

Quinta-feira (4)

8h – Início da confecção dos tapetes

17h – Saída da procissão 

Cariacica

>> Igreja Santa Maria Moreti

Confecção dos tapetes na quarta-feira (3)

17h – Missa e procissão

Vila Velha

– Santuário do Divino Espírito Santo

19h – Missa