Geral

Festival da Torta Capixaba movimenta turismo e economia em Vitória

"Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo"

Foto: Prefeitura de Vitória

O 15º Festival da Torta Capixaba, que aconteceu durante a Semana Santa na Ilha das Caieiras, registrou a venda de 5 toneladas desse importante prato típico da culinária do Espírito Santo, a geração de R$ 700 mil em faturamento local para os expositores participantes e restaurantes da região e média de ocupação hoteleira de 56,7% na capital.

Além disso, 10 mil visitantes estiveram no local. O levantamento foi realizado pelo Observatório Municipal do Turismo, órgão da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), para os quatro dias de evento (18 a 21 deste mês).

Além da tradicional torta capixaba, os visitantes – muitos turistas de outros estados e também do interior do Espírito Santo – encontraram no festival chopp artesanal, ostra, pastel de mariscos, empadas e outras delícias, além de atrações musicais. Samba, chorinho e forró formaram a trilha sonora para acompanhar as delícias gastronômicas.

Tradição

O presidente da CDV, Leonardo Krohling, garante: “Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição por séculos”, disse.