O Sambão do Povo, a passarela do samba de Vitória, terá um público diferente, mas também muito animado e com as coreografias na ponta do pé, neste sábado (11) a domingo (12), quando será realizado o 27º Festival de Arraiás, a maior festa de quadrilha do Espírito Santo.
Serão 27 grupos, entre quadrilhas de Vitória, do interior do Estado e até do Rio de Janeiro. O público também contará com barraquinhas de comidas típicas, bebidas e delícias variadas. A entrada é gratuita. As pessoas poderão usar as arquibancadas ou no setor das mesas de pista do Carnaval, que contará com separadores.
Neste sábado (11), o evento terá início às 19 horas. No domingo (12), a partir das 17 horas. Cada grupo contará, em média, com 50 participantes. A competição foi dividida nas modalidades “Caipira” e “Salão”.
As apresentações serão julgadas e os arraiás campeões serão premiados com troféus do primeiro ao terceiro colocado.
Interdição
Para a realização da festa, a avenida Dário Lourenço de Souza, entre as ruas Engº Manoel dos Passos Barros e Dom Benedito, em Mário Cypreste, estará totalmente interditada até esta segunda (13). Os ônibus municipais serão desviados pela avenida Duarte Lemos e os ônibus intermunicipais, pela rua Engº Manoel dos Passos Barros e demais vias adjacentes.
Preservação
Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, o Festival de Arraiás é o maior do gênero no Espírito Santo e contribui para a preservação da quadrilha como manifestação da cultura popular. Ele destacou que o evento é uma festa popular que atrai pessoas de várias idades e lugares.
“Queremos também oferecer cada vez mais movimentação no Sambão do Povo. É uma área de boa localização e acesso fácil, além de possuir muito espaço. Uma boa opção para eventos de maior porte num local que oferece conforto e segurança”, avaliou Krohling.
Movimentação
Segundo o presidente da Associação Capixaba de Arraiás (Asca), Márcio Rodrigues dos Santos, a expectativa é de que pelo menos 15 mil pessoas prestigiem o evento este ano. “O festival cresce a cada ano e é uma festa familiar. Temos orgulho pelo fato de nunca ter havido uma ocorrência policial grave. A motivação é grande entre os grupos participantes, que correm ao preparar com carinho suas roupas para a apresentação”, disse o presidente.
Ele emendou: “A festa fortalece o folclore e ajuda no resgate social de muitos jovens que aprendem sobre convívio, cultura, disciplina e organização, tudo isso em grupo e de forma compartilhada”.
O Festival de Arraiás é uma parceria entre a Associação Capixaba de Arraiás (Asca), a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.