Geral

Fila longa no primeiro dia de vacinação contra a febre amarela em Cachoeiro

A campanha vai atender a população da sede e do interior do município. O atendimento será feito das 8h às 15h, por ordem de chegada, e será feita uma triagem nas filas

Logo no início da vacinação, na manhã desta quinta-feira (2), uma longa fila se formou no Nova Brasília e na Ilha da Luz Foto: ​Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (2) começou a vacinação cautelar contra a febre amarela, na sede e no interior de Cachoeiro. Logo nas primeiras horas, uma longa fila se formou em frente ao ginásio de esportes Nello Vola Borelli, no bairro Nova Brasília, e na Ilha da Luz. Os espaços foram justamente escolhidos para atender mais pessoas e não sobrecarregar as unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (2), o distrito de Burarama e Pacotuba receberam a vacinação. Nesta sexta-feira (3), será a vez de Conduru e Coutinho. No sábado (4), a vacinação será nos distrito de: Itaoca, São Vicente, Gironda, Soturno, Gruta e Córrego dos Monos.

O atendimento em todos os pontos de vacinação será feito das 8h às 15h, por ordem de chegada. As equipes de imunização farão uma triagem clínica nas filas, e é preciso apresentar o cartão de vacinas, CPF e cartão do SUS.

Na segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará uma avaliação dos primeiros dias da ação para definir como será feita a vacinação no decorrer da próxima semana. Por isso, não haverá imunização contra a febre amarela no município nesse dia.

Em Cachoeiro não há nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, e o município foi inserido na estratégia estadual de vacinação cautelar apenas em função da proximidade e relação com municípios da região capixaba que faz fronteira com Minas Gerais.

Há, também, uma preocupação com os hemocentros locais. Quem tomar a vacina só pode doar sangue 30 dias após a aplicação. Os doares de sangue estão sendo orientados a procurar os bancos do município antes de serem vacinados.