Geral

Fiscalização resgata 23 gatos e sete cachorros em situação de maus-tratos na Serra

Animais estavam debilitados e vivendo em péssimas condições de higiene num quintal de uma casa no bairro Chácara Parreiral

Foto: Divulgação / Fiscalização PMS
Vinte e três gatos gatos estavam presos sob péssimas condições de higiene

Uma ação integrada de fiscalização ambiental na tarde deste domingo (15) resgatou 23 gatos e sete cachorros em situação de maus-tratos numa casa em Chácara Parreiral, na Serra. 

As denúncias foram feitas por vizinhos que fizeram vários vídeos mostrando um gatil e um canil improvisado no quintal da residência, onde uma mulher mantinha os animais sem oferecer alimentação e higiene adequadas.

Alguns animais estavam bem debilitados, não conseguindo sequer se manter em pé. Um dos vídeos mostra um cachorro praticando canibalismo, ao devorar os restos de outro cão morto, por não ter o que comer. Já os gatos estavam trancados em um espaço sem nenhum tipo de limpeza, exalando forte cheiro e com muitas fezes acumuladas.  

Foto: Divulgação / Fiscalização PMS
Dona da residência escondeu cão morto em uma sacola

A dona da residência, que não teve sua identidade revelada, tentou esconder um dos cachorros, colocando o animal dentro de um saco plástico, quando agentes da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente da Serra chegaram ao local. Mas um outro cão, ao farejar a sacola, chamou a atenção dos policiais, fazendo com que eles descobrissem o que havia na sacola: um cão morto.

 A ação foi acompanhada pela vereadora da Serra, Raphaela Moraes (Rede), que é advogada e milita pelos direitos dos animais. Ela narrou em um vídeo que a situação era reincidente e que a mulher seria conduzida para a delegacia. “A população deve auxiliar a gente fazendo denúncias pois não cabe mais maus-tratos aos animais no nosso país”, reforçou.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Serra, a denúncia foi recebida e a equipe de fiscalização ambiental da prefeitura constatou crime de natureza ambiental. A equipe acompanhou todo o trabalho junto com a polícia. Será aplicada uma multa à responsável pelos animais. Eles foram recolhidos e ficarão sob cuidados da Polícia Militar Ambiental. 

Foto: Divulgação / Fiscalização PMS

Segundo os policiais militares ambientais, a mulher, responsável pelo local, foi encaminhada para a Delegacia Regional da Serra. 

Assim que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) enviar informações sobre o depoimento, a matéria será atualizada.

A reportagem teve acesso aos vídeos feitos pelos vizinhos. Por se tratarem de imagens consideradas fortes, o Folha Vitória, decidiu não divulgá-los. 

Leia também:

>> Baleia jubarte dá show com vários saltos próximo à Terceira Ponte

>> Pedreiro de Cariacica salva tartaruga de 10 kg presa numa rocha em praia de Marataízes

>> Tubarão-martelo é visto durante passeio de observação de baleias em Vitória