A partir da próxima segunda-feira (06), o Folha Vitória se aproximará ainda mais dos leitores de Viana, com o lançamento do Folha Cidades. Com a novidade será possível acompanhar as notícias específicas da região, com muito mais agilidade e credibilidade.
Na estreia, os leitores poderão conferir uma entrevista completa com o prefeito Gilson Daniel, além de dicas de turismo e lazer para curtir cada parte da cidade. O Folha Viana vai abordar conteúdo locais e nacionais, como por exemplo, a atual situação sobre a febre amarela.
Com 75.652 mil habitantes, Viana integra a Região Metropolitana da Grande Vitória, é é considerado o terceiro maior município em extensão territorial do Estado (312,745 km²), e ainda possui uma localização privilegiada.
A região tem cerca 60% de área rural dedicada à produção agropecuária, especialmente de banana, café e gado. Apesar de abastecer parte do mercado consumidor da Grande Vitória, a economia do município tem como base a indústria, comércio e serviços.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 65 mil pessoas residentes, 33.191 são homens e 31.810 são mulheres. Destes, mais de 54 mil pessoas são alfabetizadas.
Conheça um pouco da história
Viana inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo oficialmente em fevereiro de 1813. Vieram imigrantes alemães e italiano e, para reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória a Minas, foram chamados também os açorianos.
Paulo Fernandes Viana trouxe de Açores 53 famílias que contribuíram para o povoamento de Viana. Os açorianos receberam terrenos, casas, ferramentas, carros de bois ou cavalgaduras. Eles se instalaram nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes – Formate e Santo Agostinho – e iniciaram o cultivo de trigo e arroz, melhorando também as culturas de milho e mandioca, já conhecidas pelos nativos.
O capelão Frei Francisco Nascimento Teixeira foi encarregado de fundar ali um núcleo populacional, para tanto, recebeu algumas terras do governo. O novo núcleo recebeu o nome de Viana, em homenagem a Paulo Fernandes Viana, o pioneiro da região. Antes, a cidade era chamada de Jabaeté.
Folha Cidades
Além de Viana, o Folha Cidades também está presente em outras seis municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, São Mateus, Linhares, Anchieta e Colatina. O primeiro a ganhar uma versão regional foi Cachoeiro de Itapemirim e, em janeiro deste ano, o jornal se aproximou ainda mais dos leitores inaugurando nas demais regiões.
Os leitores do maior jornal online do Estado também podem participar e sugerir reportagens sobre cada região. Para isso, basta mandar um e-mail para a redação do Folha Vitória pelo [email protected]; ou por meio do WhatsApp: (27) 9-9943-2228.