
O Folha Vitória amanheceu de “cara” nova nesta segunda-feira (02). Prestes a completar 13 anos, o jornal online está com uma nova identidade visual. A mudança faz parte das inúmeras inovações apresentadas ao público nos últimos meses, e visa aumentar ainda mais a presença no mercado e a comunicação com o leitor.
O novo logotipo deixa de lado as letras FV em um fundo azul e adota o nome completo do jornal online ao lado de dois símbolos em tons de azul. A mudança reforça o olhar do veículo para o futuro e as novas formas de dialogar com o público em um ano de recordes de audiência.
De acordo com o designer gráfico e diretor de arte, Carlos Nogueira, o símbolo representa dois elementos que interagem dinamicamente, um representando o meio digital e o outro o usuário. Sendo a marca um monograma, que remete a letra F do jornal online. “Ela é simples, moderna e facilita a memorização. A marca acaba carregando significado e personalidade”.
A parte escrita possui uma tipografia que remete a tradição e credibilidade do veículo. Com isso, o designer teve que desenhar uma tipografia exclusiva, com o objetivo da marca funcionar tanto na memorização quanto nas possíveis aplicações. “O grande desafio foi trabalhar o pictograma e conseguir construir uma marca que ligasse os dois elementos formando um todo”, ressalta Carlos Nogueira.
No histórico profissional do designer radicado na França, também está o desenvolvimento da identidade visual da Rede Vitória, TV Vitória, Grupo Buaiz, Buaiz Alimentos, entre outros trabalhos nacionais e internacionais.
Para o diretor executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati, a marca é a parte mais valiosa de uma empresa, e a mudança na identidade visual do Folha Vitória representa a busca constante pela inovação.
“A nova marca é leve e moderna. Foi desenvolvida pelo designer Carlos Nogueira, designer gráfico muito experiente e especialista em desenvolvimento de novas marcas. O novo logotipo representa toda a credibilidade do jornal online. E mostra que estamos de olho nas tendências do mercado e com foco no leitor. O Folha Vitória é visto por mais de 440 mil leitores por dia e deve crescer ainda mais, para isso, apostamos em novas páginas de vídeos, colunas, blogs e podcasts. Sempre buscando a notícia em tempo real e com qualidade. Claro, com foco total nos municípios capixabas. E isso é perceptível na presença do Folha Vitória Cidades em Colatina, Cachoeiro, Domingos Martins, Guarapari e Linhares”, ressalta Geraldo Vimercati.
A nova identidade visual também é celebrada pelo superintendente de conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho. “Inovadora e moderna, a nova identidade visual representa a forma como o Folha Vitória é visto pelo mercado e pelos leitores. Afinal, são 12 anos valorizando o jornalismo regional, sem perder o foco em questões nacionais e internacionais. Dessa forma, vamos continuar garantindo acesso a todo o nosso conteúdo sem nenhum custo, levando diariamente ao leitor um jornalismo de qualidade, credibilidade e imparcialidade, e agora, de cara nova”.
ANO DE RECORDES
Segundo o editor-chefe do Folha Vitória, Ramon Ribeiro, o jornal online vive um momento histórico. “Registramos um aumento expressivo na audiência em 2019. Neste ano, não só consolidamos os números como ultrapassamos a marca de 30 milhões de visualizações ao mês. A nova identidade visual vem para firmar esse momento tão importante para o jornal e para a equipe, que trabalha em tempo real para levar aos capixabas as informações mais importantes do Espírito Santo, do Brasil e do mundo de forma totalmente gratuita”, destaca.
O Folha Vitória integra a Rede Vitória de Comunicação, formada pela TV Vitória/ Record TV, a Jovem Pan Vitória, a Pan News Vitória e a Spark. Além da utilização das páginas oficiais do jornal online, a equipe do Folha Vitória trabalha o conteúdo nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. E sem as fronteiras físicas no mundo virtual, não deixamos de levar em conta nossa presença em outras regiões do país, com leitores principalmente em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além de marcar presença com seguidores em países da Europa e nos Estados Unidos.