O Folha Vitória, a TV Vitória e o Instituto Americo Buaiz (IAB) receberam uma homenagem, nesta quinta-feira (16), durante uma solenidade na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória.
Durante o evento, foram entregues o prêmio “Universo Azul” e a comenda “Anjo Azul” pelo empenho dos dois veículos de comunicação da Rede Vitória e do IAB em dar visibilidade ao autismo.
Há cerca de dois meses, a TV Vitória e o Folha Vitória iniciaram o Projeto Diálogos, que promove conversas e reflexões sobre assuntos importantes que muitas vezes não ganham espaço para debate na sociedade. O objetivo dos veículos é, justamente, estimular a conscientização na população.
LEIA TAMBÉM: Meu filho tem autismo. E agora? Live desta quinta traz especialista para falar do transtorno
Em novembro, o Folha Vitória estreou a série de lives “E se fosse seu filho?”. As transmissões são realizadas às quintas-feiras, a cada 15 dias, para promover a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.
Durante as lives, o público pode tirar dúvidas em relação ao tema com especialistas e representantes da Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes). A TV Vitória também aborda o tema por meio de reportagens.
Os dois veículos da rede receberam o prêmio “Universo Azul” oferecido pela Amaes às pessoas e entidades que se destacam na luta pela causa.
A coordenadora de projetos especiais da Rede Vitória, Karina Menezes, comemorou a homenagem e destacou a importância do prêmio.
“Para nós, é um prêmio muito importante. É o primeiro que nós recebemos pelo projeto Diálogos. Esse é um projeto que desenvolvemos há dois meses. Ele é muito novo, mas mostra que estamos no caminho certo, da pluralidade, de dar voz a quem não tem. Ficamos muitos felizes e isso nos impulsiona a continuar nessa caminhada. Queremos dar voz a outras instituições, outras causas importantes como a causa autista”, disse.
A psicopedagoga e fundadora do Grupo de Apoio aos Pais de Autistas Força Azul ES, Bárbara Campos, que é parceira do projeto Diálogos e também recebeu o prêmio, ressaltou que a divulgação é a maior recompensa pelo trabalho desenvolvido.
“Mais do que receber, o prêmio é uma forma de divulgar a causa autista que tanto enfrenta dificuldades para ter voz na sociedade. O prêmio valoriza as pessoas que trabalham em prol da causa”, disse.
Além do jornal online e da emissora de TV, a vice-presidente do IAB, Mariana Buaiz, recebeu a comenda “Anjo Azul”. Ativista na causa social, Mariana atua em diversas frentes para dar visibilidade e apoio a causa autista. Ela foi representada na solenidade pela gerência do IAB.
O Instituto promove ações para dar visibilidade à Amaes, por meio do Folha Vitória e da TV Vitória.
Com apoio de Mariana, um brechó foi montado e, parte dos lucros, foram destinados para a associação.
A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, destacou que levar informação para a sociedade é um dos pontos mais importantes neste processo de construção da empatia.
“Eu costumo dizer que tudo começa na divulgação e conscientização e, por isso, é importante essa parceria. Além de fomentar a discussão, estamos construindo uma sociedade mais empática”, disse.
Outras personalidades capixabas também receberam a homenagem. Ao todo, foram entregues 32 prêmios e duas comendas durante a solenidade.
“A Amaes já entrega esse prêmio há cinco anos. Ela homenageia pessoas que são da iniciativa pública e privada, pessoas que estão caminhando conosco. Nada acontece sem o apoio dessas pessoas e das famílias. É um movimento de pais e amigos”, frisou Paraguassú.