O Folha Vitória venceu o Prêmio Brasil Publisher Awards (BPA) e foi eleito o melhor site de notícias no Espírito Santo. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (2) em Curitiba, no Paraná.
Esta é a primeira edição do evento dedicado em reconhecer os melhores sites, publishers e portais digitais do país. Ao todo, foram mais de 100 inscrições realizadas em 23 estados.
No Espírito Santo, o jornal online da Rede Vitória concorreu com outros dois sites finalistas. O vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, recebeu o prêmio durante o evento, que aconteceu no Hard Rock Café.
“Estou muito grato de estar aqui representando a Rede Vitória, uma empresa que tem cerca de 375 colaboradores. Esse prêmio não é meu, é deles, que mantêm a empresa de pé todos os dias“, destacou.
O Brasil Publisher Awards é uma iniciativa da Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) e co-realizado pela ad tech PremiumAds. A ANPB é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a fortalecer e amplificar a voz dos publishers no ecossistema de mídia digital do país.
Para o presidente da ANPB, Marcelo Petrelli, a premiação é um reconhecimento aos portais regionais. “A Associação foi criada justamente para criar a visibilidade dos portais regionais. É um reconhecimento de qualidade, de conteúdo e influência”, afirmou.
Finalistas do Brasil Publishers Awards
Ao todo, foram analisados os portais inscritos em 11 categorias de diferentes nichos. Cada participante apresentou uma peça defensiva que evidenciou sua atuação e relevância, indo além de cases específicos, com foco em projetos inovadores ou defesas amplas. A organização chegou então a até 3 finalistas em cada categoria.
A categoria que reconhece os sites que se destacam por oferecer informações relevantes e confiáveis às suas comunidades locais, recebeu inscrições de 17 estados do Brasil com mais de 45 sites entre eles. Entre eles estava o Folha Vitória.
Reconhecimento ao impacto de portais de notícias
Os participantes foram avaliados por critérios que vão muito além de métricas quantitativas, como pageviews e seguidores, segundo a Associação Nacional dos Publishers do Brasil. A análise dos cerca de 30 jurados focou na qualidade do conteúdo, no impacto positivo gerado, na contribuição à população e na sustentabilidade das práticas adotadas.
“Os finalistas se destacam por promoverem educação, engajamento e transformação social, contribuindo diretamente para suas comunidades”, diz Marcelo Petrelli.