Geral

Força Nacional: bairros de Cariacica com altos índices de criminalidade receberão reforço

Os agentes já chegaram ao estado e passam a atuar nas ruas do município a partir de sexta-feira (30)

Foto: Marlon Max

Os 100 agentes da Força Nacional, que vão atuar em Cariacica, já chegaram ao Espírito Santo. O subsecretário de integração institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Guilherme Pacífico afirmou que os agentes estão fazendo o trabalho de reconhecimento do município e eles passam a atuar nas ruas a partir da próxima sexta-feira (30). 

Guilherme explicou como vai funcionar o trabalho dos agentes. “O destaque agora é a finalização da fase de planejamento e a chegada do efetivo total da Força Nacional. São 80 (agentes) que irão trabalhar diretamente com a Polícia Militar, com a Polícia Rodoviária Federal, fazendo trabalho ostensivo […] e um segmento investigativo, que Polícia Judiciária, que são 20 integrantes, entre delegados, agentes e peritos […]”.

Sobre o critério para a escolha dos 28 bairros de Cariacica, que os agentes irão atuar, o subsecretário explicou que trata-se dos índices de violência. “Esses 28 bairros de Cariacica foram os que apresentaram os maiores indicadores de violência. Portanto, nós dividimos esses bairros em nove áreas de interesse operacional e criamos protocolos de atuação integrada. Tudo visando a redução da criminalidade, combater o crime organizado e as lideranças criminosas”.

O ministério da Justiça e Segurança Pública informou que os bairros que receberão o reforço são: Flexal I; Flexal II; Graúna; Padre Gabriel; Castelo Branco; Rio Marinho; Jardim de Alah; Jardim Botânico; Alzira Ramos; Nova Rosa da Penha; Nova Esperança; Bandeirantes; Maracanã; Vila Izabel; Vista Mar; Campo Belo; Bela Aurora; Cariacica-Sede; Prolar; Aparecida; Porto de Santana; Porto Novo; Itacibá; Nova Brasília; Nova Valverde; Mucuri; Campo Grande e Vila Capixaba.