A cidade de Iconha, no sul do Espírito Santo, foi um dos locais mais afetados pela chuva que atingiu o estado nas últimas duas semanas. Exatos onze dias após o registro de muitos alagamentos no local, os moradores do município recebem uma Força Tarefa do estado, para liberação de crédito para quem teve prejuízos provocados pela enxurrada.
Nesta terça-feira (28), uma estrutura foi montada ao lado da praça pública de Iconha, para atender os moradores que necessitam da linha de crédito. É o caso da Priscila, que trabalha como artesã e tem que dar continuidade ao trabalho, já que os pedidos de encomenda não pararam durante esse período de chuvas.
Além de precisar de crédito para o trabalho, Priscila também precisou sair de casa, que foi completamente afetada pelos alagamentos. Ela morava na residência com a mãe e o padrasto. Por não poder voltar para o local, ela está morando temporariamente no apartamento de um amigo.
De acordo com o secretário de estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o serviço será oferecido diariamente, sempre das nove horas da manhã às cinco da tarde, até o momento sem data para terminar. Segundo o secretário, um dos benefícios ofertados é o chamado Cartão Reconstrução.
A Força-Tarefa, que também vai passar pelos municípios de Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Vargem Alta – todos fortemente afetados pelas enchentes – oferece, além da linha de crédito, serviços de consultorias contábil e financeira.
Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/ Record TV.