Um ciclone subtropical deve trazer grandes volumes de chuva para a região Sudeste do Brasil, incluindo o Estado do Espírito Santo. Segundo o Instituto Climatempo, o fenômeno meteorológico começa a se formar neste sábado (21) e deve durar até segunda-feira (23).
O instituto também destaca que as previsões estimam que deve chover entre 100 e 400mm, entre esta sexta (20) e o dia 29 de janeiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entretanto, não são descartados valores mais altos, pois a chuva pelo Sudeste se deve principalmente a persistente de um corredor de umidade na região, oriundo da Amazônia, e mais um cavado meteorológico.
Além disso, também é monitorado o corredor de umidade persistente da Região Norte ao Sudeste do país, que pode virar ou não uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), podendo durar entre 24 e 27 de janeiro de 2023.
O que é o ciclone subtropical?
Segundo o Climatempo, os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica na qual os ventos se movimentam no sentido horário, no Hemisfério Sul, fazendo com que haja convergência dos ventos a partir de seu centro (área de menor pressão),
Dessa forma, quando o ciclone está em superfície, o seu centro é uma área onde normalmente o ar quente e úmido sobe, favorecendo a formação de nuvens. No Hemisfério Norte, os ventos se movimentam no sentindo contrário, anti-horário.
O ciclone subtropical está entre o tropical e o extratropical, por esse motivo tem características de ambos. Apesar de não ter um olho definido, tem a formação de grandes nuvens de temporais por conta da presença de águas quentes do oceano. Ele pode ou não ter uma frente fria associada e se forma nas regiões chamadas de subtrópico.
LEIA TAMBÉM: ES recebe dois alertas de chuva forte e ventos intensos