Geral

Formação de ciclone subtropical deve causar mais chuva no ES

De acordo com o Climatempo, o fenômeno meteorológico, começa a se formar neste sábado (21) e deve durar até a próxima segunda-feira (23)

Foto: Gabriel Barros | Folha Vitória

Um ciclone subtropical deve trazer grandes volumes de chuva para a região Sudeste do Brasil, incluindo o Estado do Espírito Santo. Segundo o Instituto Climatempo, o fenômeno meteorológico começa a se formar neste sábado (21) e deve durar até segunda-feira (23).

O instituto também destaca que as previsões estimam que deve chover entre 100 e 400mm, entre esta sexta (20) e o dia 29 de janeiro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entretanto, não são descartados valores mais altos, pois a chuva pelo Sudeste se deve principalmente a persistente de um corredor de umidade na região, oriundo da Amazônia, e mais um cavado meteorológico. 

Além disso, também é monitorado o corredor de umidade persistente da Região Norte ao Sudeste do país, que pode virar ou não uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), podendo durar entre 24 e 27 de janeiro de 2023.

O que é o ciclone subtropical? 

Foto: Divulgação / Climatempo

Segundo o Climatempo, os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica na qual os ventos se movimentam no sentido horário, no Hemisfério Sul, fazendo com que haja convergência dos ventos a partir de seu centro (área de menor pressão), 

Dessa forma, quando o ciclone está em superfície, o seu centro é uma área onde normalmente o ar quente e úmido sobe, favorecendo a formação de nuvens. No Hemisfério Norte, os ventos se movimentam no sentindo contrário, anti-horário.

O ciclone subtropical está entre o tropical e o extratropical, por esse motivo tem características de ambos. Apesar de não ter um olho definido, tem a formação de grandes nuvens de temporais por conta da presença de águas quentes do oceano. Ele pode ou não ter uma frente fria associada e se forma nas regiões chamadas de subtrópico.

LEIA TAMBÉM: ES recebe dois alertas de chuva forte e ventos intensos 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória