Geral

Formação do ciclone subtropical deixa o estado do ES em alerta até o final da semana

A tempestade "Kurumi" poderá atingir ventos de até 87 km/h e ondas de 5 metros

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O Espírito Santo está em alerta para o aviso de Ciclone (tempestade “Kurumi”), emitido pela Marinha do Brasil, que poderá atingir ventos de até 87 km/h e ondas de 5 metros, até o final de semana. 

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quinta-feira (23), a persistência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo fechado sobre o Espírito Santo. Há previsão de pancadas de chuva, que podem ser intensas em praticamente todo o Estado.

A formação do ciclone acontecerá em alto-mar, entre o Norte do Estado do Rio de Janeiro e o Sul do Estado do Espírito Santo. O estado, que já está sendo castigado pelas fortes chuvas, principalmente na região sul, desde a última sexta-feira (17), recebeu avisos e alertas de cinco institutos de meteorologia.

Orientações

As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Caberá às defesas civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.

A Defesa Civil Nacional orienta que as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, procurem os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio aos desastres.

Situação do ES preocupa

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o mar e avançaram para o Espírito Santo espalhando nuvens carregadas sobre algumas regiões do estado próximas do litoral. A chuva recomeçou pesada sobre algumas áreas da Grande Vitória e região de Aracruz.

Em apenas 6 horas de chuva, entre aproximadamente 17 horas e 23 horas da quarta-feira, 22 de janeiro, choveu 193,0 mm sobre Aracruz, quase 115 m sobre Serra e 101 mm sobre Vitória. Os dados são do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. 

A situação do Espírito Santo é uma das mais preocupantes no Brasil atualmente por causa do efeito chuvarada que vem ocorrendo sobre o estado.

Todo o estado vem de um histórico de muita chuva desde meados de novembro de 2019. A chuva deu uma trégua na segunda quinzena de dezembro de 2019 e voltou forte em janeiro. Algumas regiões do estado ficaram alagadas por causa da chuva forte na semana passada.

O risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra é alto porque muitas regiões do estado estão com o solo encharcado de água e o nível de córregos e rios está acima do normal para esta época.

Outra preocupação é com o nível do rio Doce, que vem de Minas Gerais e desemboca no mar na altura de Linhares.

No último boletim do Serviço Geológico do Brasil, do dia 21 de janeiro, ainda não havia alertas para a bacia do rio Doce. Porém, tem chovido muito sobre Minas Gerais, onde estão a nascente e os principais afluentes alimentadores do rio Doce, e a previsão é de muita chuva também sobre Minas Gerais nos próximos dias. Assim, não se pode descartar que até o começo da próxima semana ocorra uma perigosa elevação do nível do rio Doce.