Geral

Forte do Exército onde deputado fez festa foi reformado com 13 toneladas de aço

Espaço que fica em Vila Velha ganhou destaque no ano passado, quando o parlamentar Nikolas Ferreira e sua esposa Lívia Orletti realizaram um chá-revelação

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no 38º Batalhão da Infantaria, em Vila Velha, foi revitalizado em um projeto que usou mais de 13 toneladas de aço em 556,2 m² de área construída.

O local foi palco do chá-revelação do deputado Nikolas Ferreira (PL) e sua esposa Lívia Bergamin Orletti

Na ocasião, realizada no dia 10 de setembro de 2023, o Forte São Francisco foi utilizado para anunciar o sexo do seu filho, causou grande repercussão nas redes sociais. O evento teve a participação do jogador Neymar. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

Segundo informações repassadas pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o projeto pode ser destacado pelos materiais utilizados. Com a construção em aço é possível visualizar as estruturas antigas e as novas. 

Todo o projeto seguiu as ordens do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à diretoria de Patrimônio Histórico-Cultural do Exército, que analisaram e sugeriram adequações para a precaução de prejuízos ao patrimônio. 

Foto: Reprodução Instagram

Nikolas Ferreira e Lívia durante o chá-revelação, que contou com a participação de Neymar

O gerente de Desenvolvimento de Construção da ArcelorMittal Brasil e membro do Comitê Executivo do CBCA, Alexandre Gama, o sistema em aço garantiu ainda a menor intervenção possível, sem agressão ao valor histórico do monumento. 

“Outra grande vantagem foi a possibilidade de uma montagem mais agilizada e eficiente, o que também resultou em uma significativa diminuição de impactos nas áreas históricas mais sensíveis”, narra. 

Além disso, segundo o gerente, a entrega do Pátio Vista do Forte eleva a construção industrializada. Isso ocorre porque a utilização do aço deixa claro como é possível harmonizar elementos históricos com a inovação que o material proporciona. 

“A engenharia superou ainda os desafios de construir com aço em regiões costeiras, implementando um avançado sistema anticorrosivo que não apenas garante a durabilidade da estrutura, mas também prova que construções em aço podem florescer em ambientes marinhos”, finaliza. 

LEIA TAMBÉM: MedSênior compra prédio em Vitória e vai construir o maior complexo médico da empresa

Veja imagens do forte remodelado