Geral

Forte do Exército onde deputado fez festa foi reformado com 13 toneladas de aço

Espaço que fica em Vila Velha ganhou destaque no ano passado, quando o parlamentar Nikolas Ferreira e sua esposa Lívia Orletti realizaram um chá-revelação

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no 38º Batalhão da Infantaria, em Vila Velha, foi revitalizado em um projeto que usou mais de 13 toneladas de aço em 556,2 m² de área construída.

O local foi palco do chá-revelação do deputado Nikolas Ferreira (PL) e sua esposa Lívia Bergamin Orletti

Na ocasião, realizada no dia 10 de setembro de 2023, o Forte São Francisco foi utilizado para anunciar o sexo do seu filho, causou grande repercussão nas redes sociais. O evento teve a participação do jogador Neymar. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

Segundo informações repassadas pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o projeto pode ser destacado pelos materiais utilizados. Com a construção em aço é possível visualizar as estruturas antigas e as novas. 

Todo o projeto seguiu as ordens do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à diretoria de Patrimônio Histórico-Cultural do Exército, que analisaram e sugeriram adequações para a precaução de prejuízos ao patrimônio. 

Foto: Reprodução Instagram

Nikolas Ferreira e Lívia durante o chá-revelação, que contou com a participação de Neymar

O gerente de Desenvolvimento de Construção da ArcelorMittal Brasil e membro do Comitê Executivo do CBCA, Alexandre Gama, o sistema em aço garantiu ainda a menor intervenção possível, sem agressão ao valor histórico do monumento. 

“Outra grande vantagem foi a possibilidade de uma montagem mais agilizada e eficiente, o que também resultou em uma significativa diminuição de impactos nas áreas históricas mais sensíveis”, narra. 

Além disso, segundo o gerente, a entrega do Pátio Vista do Forte eleva a construção industrializada. Isso ocorre porque a utilização do aço deixa claro como é possível harmonizar elementos históricos com a inovação que o material proporciona. 

“A engenharia superou ainda os desafios de construir com aço em regiões costeiras, implementando um avançado sistema anticorrosivo que não apenas garante a durabilidade da estrutura, mas também prova que construções em aço podem florescer em ambientes marinhos”, finaliza. 

LEIA TAMBÉM: MedSênior compra prédio em Vitória e vai construir o maior complexo médico da empresa

Veja imagens do forte remodelado

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória