Uma caminhada para chamar a atenção da população para a causa autista foi realizada, na manhã deste domingo (03), na orla da Praia de Camburi, em Vitória.
O movimento, promovido pela Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), aconteceu um dia depois do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no sábado (02).
A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, destacou que, após dois anos sem acontecer por conta da pandemia da covid-19, a caminhada retornou repleta de objetivos.
“O que nos motiva é mostrarmos que somos muitos, que somos família e que o lugar do autista é em todo o lugar. Essa é uma forma da sociedade enxergar a nossa causa. Não há coisa mais importante do que fomentarmos e conscientizarmos. Provocar, no sentido de que o autismo está aí e em números cada vez maiores“, disse.
Conheça o projeto ‘E se fosse seu filho?’
O transtorno do espectro autista, também conhecido como TEA, está relacionado a condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
Para promover o debate sobre o tema na sociedade, a cada 15 dias, o Folha Vitória transmite a live “E se fosse seu filho?“.
A psicopedagoga e fundadora do grupo de apoio aos pais de autistas Força Azul ES, Bárbara Campos, e a presidente da Amaes mediam um bate-papo com especialistas em assuntos que envolvam o cotidiano dos autistas.
As lives são transmitidas sempre às quintas-feiras pelo Folha Vitória, pela página do Facebook e o canal do Youtube do jornal online. O projeto é uma parceria da Rede Vitória com o Força Azul Autismo e com a Amaes.